[firebase-br] Dúvida básica com Join

Andrei Luís compuvale.software em gmail.com
Ter Abr 25 14:03:23 -03 2006

Boa tarde,

Estou com uma dúvida básica a respeito de joins, já fiz alguns testes mas
não cheguei a uma conclusão definitiva.
Os selects abaixo produzem o mesmo resultado e performance?

1)
Select a.cod, b.nome
from tabela1 a
join tabela2 b on (a.fk = b.pk)

 Select a.cod, b.nome
from tabela1 a
join tabela2 b on (b.pk = a.fk)

 2)
Select a.cod, b.nome
from tabela1 a
left join tabela2 b on (a.fk = b.pk)

 Select a.cod, b.nome
from tabela1 a
left join tabela2 b on (b.pk = a.fk)

Ou seja, tanto faz a ordem do relacionamento dentro dos parenteses?

Rodei os dois primeiros SQLs no IBO console, e olhei a aba Statistics, e vi
que as maiores diferenças estão em Delta memory. O que viria a ser esse
Delta Memory? É o result da query? Me chamou atenção que os números mudaram
qdo executo esses SQLs pela segunda vez. O Delta Memory ficou quase igual
para as duas querys.

Rows affected ficou igual para as duas querys, o que indica que está sendo
trazido a mesma qtde de linhas, correto? Ficou igual também para as querys
left join.

[]s
Andrei

FB 1.5.2