[firebase-br] Could not edit current row

RedDevil reddevil_fdb em yahoo.com.br
Sex Abr 21 05:35:01 -03 2006

ola Mr. Josauro,

agora a gente chegou a minha parte preferida: ao KeyLinks (eu adoro o
IBObjects por, entre tantas outras coisas, algumas desta natureza...;o).

esta questao aqui, do vosso KeyLinks, pode ser resolvido deixando o vosso
codigo da seguinte maneira:

IB_Query1.KeyLinks.Clear;
IB_Query1.KeyLinks.Add('<tabela>.MVC_CODIGO');
IB_Query1.Open;
IB_Query1.Insert;
IB_Query1.FieldByName('MVC_CODIGO').Value := 9999998;
IB_Query1.Post;

isso acontece porque como a vossa tabela nao tem uma PK (cujo(s) campo(s) o
IBObjects colocaria automaticamente na propriedade KeyLinks), o IBObjects
tenta optimizar a TIB_Query colocando: "<tabela>.RDB$DB_KEY" na propriedade
KeyLinks dela...

sendo assim, com as seguintes instruçoes:

IB_Query1.KeyLinks.Clear;
IB_Query1.KeyLinks.Add('<tabela>.MVC_CODIGO');

o (ou "a"... eu nao sei qual eh o sexo da criança...;o)
"<tabela>.RDB$DB_KEY" eh removido(a) da propriedade KeyLinks da TIB_Query e
eh acrescentado apenas o que eh necessario nesta questao, ou seja, isso ae
abaixo:
"<tabela>.MVC_CODIGO"

e entao nao tem erro, tudo funciona de forma correta...

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects

Inseri o codigo abaixo mas continuou com o problema :-(

 IB_Query1.KeyLinks.Add('MVC_CODIGO');

  IB_Query1.Edit;
  IB_Query1.Post;