[firebase-br] IBO + ClientDataSet

Jair Roberto Silva jair em microflex.com.br
Ter Abr 18 13:37:02 -03 2006

Olá, Adriano!

Logo que comecei a usar o Firebird experimentei o IBO. Achei muito bom
enquanto utilizei os componentes específicos (prefixo IB_), mas como eu
precisava de algo menos preso a um único banco de dados e a componentes
de edição incompatíveis com os padrões do Delphi (o que poderia me dar
muito trabalho na migração de alguns projetos), fiz algumas experiências
usando os descendentes da classe TDataSet (prefixo IBO) com
DataSetProvider e ClientDataSet, mas não obtive sucesso. Tive problemas
no momento da gravação das alterações no banco, possivelmente por alguma
incompatibilidade do Provider com o componente de conexão. Não tive
tempo para analisar o problema a fundo, por isso acabei optando pelo DBX.

Espero que você receba outras respostas positivas de alguém que tenha
encontrado a causa e a solução destes problemas. Ou talvez a solução
seja mesmo abandonar o DataSetProvider e o ClientDataSet, como
recomendou o RedDevil em uma resposta anterior a outra pergunta sua.

O que posso dizer é que apesar de ter lido muito a respeito do IBO e de
suas vantagens em relação a outros métodos de acesso ao Firebird, estou
muito satisfeito com o DBX. Além disso acho muito difícil abrir mão da
utilização do conjunto DataSetProvider + ClientDataSet depois que se
acostuma com a sua flexibilidade.

Um abraço,
Jair