[firebase-br] Stored Procedure ou Trigger como utilizar? - Parte I

Luís Cosmo jrcosmolui em gmail.com
Sex Abr 14 10:46:31 -03 2006

Parte II

O que gostaria de fazer:

Quando o usuário for movimentar a minuta (Tabela Movimentar) através do
código (ID_M) verificar se existe o código da minuta informada e se há
alguma movimentação já feita, sendo que essa minuta só poderá ser
movimentada para outros órgãos se ela existir e se já estiver retornada
(DT_R) dando uma mensagem para as duas situações (ex: 'minuta não retornou')
ou ("Código não existe");

Agora na tabela (tabela Atos) onde quero controlar os documentos que foram
aprovados por todos os órgãos, só aceitasse o cadastro quando a minuta
(ID_M) referente a tal movimentação (ID_R) esteja destinada a um setor
especifico (ÓRGÃO 4) e uma situação especifica (ID_SITUA), caso contrário
mensagem (ex: "Você não pode cadastrar minuta se não estiver movimentada
para o ÓRGÃO 4 e aprovada para publicação").

Depois de todos esses processos, minuta já cadastrada na tabela ATOS e com a
situação (ID_SITUA) "publicada e arquivada", tem como que todas as
movimentações e informações, referente a essa minuta (ID_M) não fosse
atualizada e nem excluída pelo usuário no ato de uma pesquisa? Pois em todos
os FORM tenho um botão para pesquisa que ao clicar no resultado (DBGrid)
chama o arquivo pesquisado.

Amigos, não sei se o que estou fazendo ou dizendo faz algum sentido ou se os
relacionamentos estão inteligentemente adequados para um programinha, mas
como disse "sou marinheiro de primeira viagem" e só aprenderei tentando
fazer, mas preciso do esclarecimento dos amigos da lista para entender
melhor essa arte.

Estou usando Delphi 7 + IBO4 + Firebird 1.5

Valeu pela atenção,

--
Luis Jr