[firebase-br] 100 CPU

Valmir Cardoso valmircardoso em itj.viacabocom.com.br
Qui Abr 13 14:18:13 -03 2006

Pessoal Superservers,

Graça e Paz a Todos!

Firebird 1.5 com PT_Br.

Tenho duas máquinas em rede. Ambas com XP Professional,
Durom 1.11 Ghz. Memória 256 MB.

Tenho uma base com uma tabela chamada TBASS
com 80.000 registros.
Tenho dois campos NEWNOM e NEWEND, ambos
varchar(50) que preciso grava-los em NOMASS e
ENDASS da mesma tabela. Chamei o IBExpert,
pluguei a Base, invoquei o Editor de SQL e  digitei
o seguinte comando:
update tbass set nomass=newnom,endass=newend.
Travou...na máquina SERVER e depois na CLIENT.

O interessante é que na máquina SERVER (XP server é
brincadeira né, mas fazê o q?) quando eu chamo o
IBExpert o Gerenciador de Tarefas aponta CPU 100%
usada. E isto sem conectar base alguma.

Observei também que lá da máquina CLIENT, enquanto
rodava este UPDATE acima, a CPU também ficou 100%
ocupada com o FBSERVER 97%

Já desinstalei o Fire que está como SuperServer, instalei
como Classic, depois nos dois modos como Aplicação
e não adiantou.

Abro o Delphi 7 e fica 20% ocupado. O Word 4%.
Abro um Sistema que já está pronto que utiliza Firebird,
abro tabelas, pesquiso e fica 4%.

Pergunto: Minha máquina tá doida?
Tem como configurar para rodar melhor o FireBird e o
IbExpert?

Agradeço ajuda.

Valmir