[firebase-br] Sistema Operacional do Servidor

Edson Marco Ferrari Junior edmafer em gmail.com
Sex Abr 7 14:33:30 -03 2006

Uia!!!!

O grande problema de tudo não é o "quernel" (kernel), nem
icompatibilidade do 1.5 superserver com o linux.

Com certeza também não é a incompatibilidade do linux com ht... claro
a não ser que você tenha feito alguma cag.... besteira.

Pode ter certeza que se o seu banco corrompeu, foi por causa de uma HD
que não presta, ou por uma rede elétrica que ocila muito, ou por má
utilização do servidor (sobrecarregando-o com outros serviços).

Agora me falar de um firebird rodando bem em 98! Deve rodar sim, para
um banco de 500k.

Com o 2003 ele vai rodar bem. Vai até resolver o problema, mas se ele
rodar em um linux, e não precisa se matar para instalar um slack, pode
ser até no kurumin mesmo (apesar de eu não recomendar isto), ele vai
rodar melhor que no linux.

Como citado anteriormente pesquise o Debian. Sua instalação é fácil, e
o repositório possui o pacote super server.

Na internet você encontrará milhares de informações sobre como
instalar o Debian. Sua instalação básica (netinst), possui um pouco
mais de 100 mb.

Se desejar pode baixar todos os seus 14 cds (ainda está neste
número?), ai você não precisará da internet (realmente eu aconselho o
netinst).

Rodar um banco no sistema de arquivos ReiserFS é uma grande idéia,
execelente opção, rápido e seguro.

Se desejar fazer a coisa de forma correta, mantenha a instalação da
forma básica (tela preta, sem gráfico), isto lhe economizará muitos
recursos.

A utilização de memória pelo linux, é melhor que a do windows.
Enquanto no windows, toda vez que você termina de usar a memória ele
fica se matando para tentar liberar (e gastando recursos com isto), o
linux vai manter cache das utilizações, desta forma se tornando mais
rápido um acesso posterior de uma mesma função.

Uma coisa é verdade o Windows suporta muito mais erros que o Linux,
para ele suportar as suas caga... digo besteiras, ele tem que consumir
muito mais recursos.

Outra coisa fundamental em um serviço que necessita 24x7, no linux
você só precisa reiniciar se for atualizar o kernel.