[firebase-br] Socorro 100%

Otto ottofuch em terra.com.br
Sex Set 30 14:15:20 -03 2005

Ou divida e conquiste
"divide and conquer
(algorithmic technique)

Definition: Solve a problem, either directly because solving that instance
is easy (typically, because the instance is small) or by dividing it into
two or more smaller instances. Each of these smaller instances is
recursively solved, and the solutions are combined to produce a solution for
the original instance.

Note: The technique is named "divide and conquer" because a problem is
conquered by dividing it into several smaller problems. "
em http://www.nist.gov/dads/HTML/divideconqr.html
NIST = National Institute of Standars and Technology (Estados Unidos).

Faça uma ata e veja em que dia da semana, em em que horário o problema
aparece. Anote o que mais acontece em volta nesse mesmo horário (tipo
coincidência de depósitos no Banco Rural, e viagem de determinado personagem
a Brasília). Veja quais estações de trabalho estavam ativas. Veja o tipo de
tráfego e volume com um sniffer. Veja se há muitas colisões e fragmentações
de pacotes, e onde. Aponte a rede como culpada, ou absolva a de qualquer
culpa. Faça apenas a metada das estações de trabalho funcionarem ao mesmo
tempo. Na metade em que o problema acontecer, use apenas um oitavo e vai
encurralando o problema.
Explique de modo convincente porque o seu banco de dados é o culpado, e não
alguma outra coisa. Creio que já foi contada a história em que havia um
problema desses, com frequência aleatória. Resumindo: havia um velho
aparelho de fax conectado diretamente na rede. O aparelho nem era mais
usado, mas continuava conectado na rede. O aparelho de fax tinha uma placa
de rede, e esta placa de rede estava defeituosa e estava mandando fragmentos
de pacotes para a rede, causando grande quantidade de colisões de pacote.
Quando o velho aparelho de fax foi desconectado a rede, o problema
desapareceu. Eu tive um caso que em determinado horário a rede local ficava
maluca. Foi só proibir a faxineira de ligar o poderoso aspirador de pó perto
do servidor de rede e o problema nunca mais apareceu.
Não quero, com estes exemplos, dizer que o problema só possa ser de
hardware. Pode ser de tudo, mas tem que ir absolvendo os inocentes aos
poucos, um de cada vez, até achar os culpados.
100+
Otto