Re: [firebase-br] Duvida sobre transações

Rodrigo Feraboli rodrigo_feraboli em yahoo.com.br
Qui Set 29 11:07:39 -03 2005

qto. a resposta do augusto,

ok, vc usa show ou showmodal para mostrar as janelas,
trabalha em MDI ou SDI.

Se vc trabalha c/ show vc deve ter 1 transação para
cadastro, pois ira influenciar em todo os cadastros.
Exemplo: commit em fornecedores, irá commitar tmb
clientes se estiver em edição. MDI o mesmo caso, já
que vc pode visualizar várias janelas (cadastros) ao
mesmo tempo.

Já showmodal tem e não tem o problema. Tipo assim: um
formulário que chama outro (item de menu ou
speedbutton). Como o showmodal obriga a janela de trás
ficar "oculta", não tem muito problema. Mas pense
assim. O fulano tá editando clientes e mudou alguma
coisa no cadastro de cidades e no formulário existe a
opção de ir ao cadastro de cidades. Se tiver só 1
transação para gerenciar esses 2 cadastros, vai dar
zebra, certamente, pq se tinha no campo nome FULANO e
o cara alterar para FULANO DE TAL (SEM GRAVAR
CLIENTE)e alterar a cidade de CIDADE X para CIDADE Y e
gravar e chamar o commit da transação das 2 tbs, no
cadastro de clientes certamente irá ficar FULANO.
Mesmo o usuário não confirmando nada...

Poderia se fazer 1 transação para cada cadastro que
tem relaciomaento c/ outras tbs. Vendas -> VenItens.
Idem para o caso do cliente.

Espero ter ajudado

T+

rodrigo