[firebase-br] GENERATOR -------- + DBEXPRESS

Paulo Apolinario prapolinario em gmail.com
Qua Set 28 11:45:19 -03 2005

Olá amigos,
 Vou falar uma coisa que talvez seja uma grande bobagem, me perdoem se for.
Eu acho que o problema do nosso amigo é o seguinte:
 O Conjunto DataSetProvider + ClientDataSet fazem uma copia dos dados para a
memória, e o generator acontece lá no Servidor, portanto, em locais
diferentes, daí o seu programa não pegar o valor do generator.
 Tive este problema recentemente (utilizo Firebird+DBExpress) e encontrei
uma alternativa:
 Criei uma tabela no banco de dados pra gravar os proximos numeros de todas
as tabelas, e as identifiquei por números, ex. Cliente = 1, Fornecedor = 2 e
assim por diante. Coloquei um SQLDataSet com uma instrução SQL pra pegar o
próximo código. Então, antes de dar o comando pra gravar o registro (
cdsCliente.ApplyUpdates(-1);), eu executo o SQLDataSet, gravo o código numa
variável e jogo para o campo da tabela. Depois de gravar o registro, executo
neste SQLDataSet uma instrução SQL para atualizar o Próximo Código da Tabela
em questão.
 * É Importante fazer este procedimento na hora de gravar o registro para
evitar duplicidade de código, caso duas pessoas cliquem em Incluir ao mesmo
tempo. (A Probabilidade de duas pessoas clicar em Gravar ao mesmo tempo é
bem menor)
 Eu fiz desta maneira porque também não encontrei uma solução mais simples,
e se alguém, porventura tiver uma solução, eu também adotaria.
 [],s
Paulo Apolinario.

 Em 28/09/05, Otto <ottofuch em terra.com.br> escreveu:

> Metendo o bedelho:
> Estão os exemplos disponíveis no site da editora, ou no site do Firebase,
> para economizar a digitação e evitar os erros que podem acontecer na
> digitação?
> []'s
> Otto

Paulo Apolinario