[firebase-br] [Off-Topic] Inno-Setup

Rafael Cabral rafael.cabral em intercraft.inf.br
Sex Set 23 17:57:43 -03 2005

Pessoal, Boa Tarde.

Sei que o assunto não tem nada a ver com o Firebird e muito menos é uma
dúvida. Mas foi algo muito legal que aconteceu que gostaria de compartilhar
com vcs. Até pq se trata de uma ferramenta que a maioria de vcs da lista
utiliza. Também quero deixar claro que não sou crítico dos sistemas
proprietários, até pq a maioria utiliza. (Delphi, Windows, etc...). Espero
que o nosso amigo Cantú não venha puxar a minha orelha por isso. :D

Para criar os programas de instalação dos sistemas de nossa empresa,
utilizava o InstallShield. Me senti atraído pela facilidade que ele provém
para criar as instalações. Possui muitos recursos ótimos, mas com o tempo
fui me decepcionando com ele a tal ponto de ter achado alguns erros feios
como apontar a criação de atalhos do menu iniciar/programas para a pasta do
usuário local quando escolho instalar para todos os usuários (All Users).

Então hoje, resolvi experimentar o Inno Setup. Pessoal, vcs não sabem a
alegria e o alívio que senti. O Inno Setup na minha opinião é o melhor
programa de instalação que foi feito. Posso simplesmente fazer TUDO, TUDO
MESMO. Inclusive fazer alguns tratamentos escabrosos que o install shield
não me permitiria fazer.

Algo que me deixou bastante estarrecido é que o InstallShield é um programa
proprietário e pago (muito caro). O Express que é a versão mais compacta
custa $499 (mais ou menos R$ 1.000,00). A versão Premier que é a mais
completa custa uma bagatela de $ 2.499,00. E o InnoSetup que é FREE e
OPEN-SOURCE é bem mais eficiente e leve que ele. Na verdade o InstallShield
Premier com certeza me permite fazer tudo tb. Mas o q vcs preferem? Pagar
quase R$ 6.000,00 ou simplesmente não pagar nada, sendo que a eficiência
poderia ser a mesma, já q não conheço a versão Premier?

Acho que são esses programas que aliam eficiência (muita) e custo-benefício
(nenhum) que fazem com que o nosso trabalho seja bastante valorizado.

[]s,

Rafael Cabral