RES: [firebase-br] Ajuda com Update

Flavio Yamil yamil3 em brturbo.com.br
Seg Set 19 15:07:56 -03 2005

Oi Vanessa!

Entre outras soluções, você poderia criar uma procedure para fazer isso.
Mais ou menos assim:

CREATE PROCEDURE MinhaProcedure
AS
declare variable CdCliente INTEGER;
declare variable NrPedido INTEGER;
declare variable DtPedido DATETIME;

BEGIN
  for
    SELECT cd_cliente
    FROM cliente
    WHERE [condição]
    INTO :CdCliente DO
  BEGIN
    Select first 1 dt_pedido, nr_pedido
    from pedido
    where cd_cliente = :CdCliente
    order by dt_pedido desc
    into :DtPedido, :NrPedido;

    UPDATE cliente
    SET dt_pedido = :DtPedido
       ,nr_pedido = :NrPedido
    Where cd_cliente = :CdCliente

  END

END

Se você não estiver familiarizada com procedures, eu posso explicar passo a
passo.

Usando esta técnica, você terá muita flexibilidade para buscar informações e
alterar a tabela desejada.

Para executar a procedure, utilize o comando:
EXECUTE PROCEDURE MinhaProcedure

Espero ter ajudado.

Flavio Yamil