[firebase-br] Trabalhando com DBGrid ... Roger 17/09/05

Roger roger em dgpram.com.br
Sáb Set 17 09:38:37 -03 2005

Olá bom dia a todos !!!

Tenho duas tabelas, exemplo:
TABELA1 (ID, CODIGO, NOME, ATIVO)
TABELA2 (ID, CODIGO, DESCRICAO, CANCELADO)

Tentando usar TIBOQuery x DBGrid, fiz o seguinte, select:

TIBOQuery1 =>  " select A.*, B.DESCRICAO, B.CANCELADO from TABELA1 A
                 LEFT JOIN TABELA2 B ON B.ID = A.ID
                 where A.ID = :ID and B.CANCELADO = ´F´; "

Através do DataSource, liguei este TIBOQuery a um DBGrid.

1. O relacionamento está correto. (Me mostra as informações da meneira
desejada).
2. Entretanto, se tento alterar alguma informação pelo DBGrid (campo "ATIVO"
da TABELA1, por exemplo), recebo a mensagem
   "Cannot Edit Current Row".
   (Me parece que não permitiria editar o grid pois o query resultante vem
de duas tabelas diferentes !?)

Como posso resolver isto? Na verdade da Tabela2 só preciso mostrar a
descrição e testar se não está cancelado, e as alterações seriam feitas na
Tabela1.

Espero que tenha sido suficientemente claro, e que possa contar com alguma
valiosa ajuda.

[]´s Roger (continuo tentando meu desligamento do PARADOX x BDE)... rsrsrs

Esta mensagem foi verificada por Ultralink-Scanner
e nenhum virus foi encontrado.

Web Server Ultralink: http://www.ultralink.com.br