Fw: [firebase-br] Ajudinha com CFOP - off

cgomes em synctech.com.br cgomes em synctech.com.br
Sex Set 16 13:54:06 -03 2005

Amigos ..

Pra começar, nao falei que era impossivel, ou seja tem como fazer, mas é
muito complicado e complexo ... acho que todos aqui conhecem o sistema da
MicroSiga ( o siga loja, meu concorrente ;) ), ele tem uma tabela de
relacionamento da parrada ( parecida com que o amigo Sidnei passou ), mas
nao é tam simples como ele descreveu, criar tabelas é facil o problema sao
as criticas que essas devem sofrer.
Completando ainda o que o amigo Samuel ( que confirmou com outro exemplo
minhas frases ) o produto varia de tributação de estado para estado e
cliente para cliente.
De acordo com o amigo Magno e problema seria resolvido favendo os testes
entre cada produto, tributação e UF e assim vai ... o problema esta
exatamente no "ai vai" .. as variaveis sao tantas que complica muito ...
se voce for prever todas pode botar dedo e tempo para desenvolver uma
coisa que poucos iriam entender e ainda com certeza ficaria falha .. (
falo falha porque o SigaLoja ainda tem, depois de mais de 10 anos no
mercado ) e ainda as alterações constantes que o RICMS sofre.
Completando sobre o curso de legislação e necessario sim, todo
desenvolvedor ( analista ou programador ) para desenvolver um aplicativo
direcionado a um ramo de atividade tem que saber o funcionamento e regras
dos clientes .. constumo dizer que somos AnaProPegas ( Analistas,
programadores e filhos de uma egua ) senao a plicativo ficaria "falho"..
E como ja tinha dito e o amigo Otto confirmou o RICMS e tao complicado que
nem os Fiscais entendem direito e muitos deles entram em contradição com
eles mesmos ...

Mas no seu Caso nobre Colega .. voce esta vendendo apenas serviço de
transporte entao a variação e pouquissima tem apenas 3 tipos de CFOP ( os
que voce citou Y35X) onde o Y e apenas pela UF e o X 9 que pode variar de
1 a 7 sao bem definidos) e seu produto é apenas um SERVIÇO DE TRANSPORTE,
tenho um sistema que faz esses calculos e essas criticas .. nao da mais
que 27 testes diferentes  ( depois de ver o estado )

sds. Cesar Gomes
Analista de Suporte
Synctech Soluções em Informatica
83 8802-5583