Fw: [firebase-br] Ajudinha com CFOP - off

cgomes em synctech.com.br cgomes em synctech.com.br
Sex Set 16 09:08:12 -03 2005

Cara ...

Seguinte ... ja passei por isso ... e muito , mas muito complicado mesmo
... como o amigo Jorge escreveu .. voce vai ficar maluco ...
Respondendo sua pergunta inicial é o seguinte ..

O CFOP so tem codificação ( sentido) no primeiro digito como voce mesmo ja
sabe .. os outros 3 ( hoje 3, antigamente 2 ), nao tem um "significado"
real .. é apenas um numero sequencial.
Veja so como acontece mais ou menos .( vou ser um pouco repetitivo aqui )
imagine que voce vendeu para um cliente uma garrafa de Aguardente de Cana.
Veja so as variações de CFOP que essa mesma venda gerou.
- se voce estiver estabelecido na Paraiba ( onde estou no momento ;)
e seu cliente for do mesmo Estado com Regine Normal
O CFOP da NOTA seria 5102
- se o cliente for do mesmo estado mas a empresa dele for Regime Especial
por Regine Fonte ( voce cobra o Imposto e depois repassa para o Governo )
O CFOP da Nota seria 5409
- Se o seu cliente for do mesmo Estado com Regime de Substituto ( o
imposto e retido pelo cliente e depois pago ao Governo )
O CFOP da noyta seria 5405
_ se o cliente for do mesmo estado e for ISento de Inscrição Estadual
o CFOP da Nota seria 5949
Agora suponha o seguinte .. a garrafa de cana que voce vende no Estado do
Rio Grande do Norte o CST ( codigo de Situação Tributaria ) do produto e
por Cobrança de ICMS por Substituição assim todos os CFOPs acima mudariam
.. e se voce vendesse da Paraiba para o Rio Grande do Norte ai teria que
rever todos os CFOPs ... porque a mesma garrafa de cana na Paraiba tem
alicota diferenciada dos demais produtos ( a alicota interna é de 17% mas
a Cana é cobrada 25% )
e ainda existe produtos com redução de base de calculo que dependendo do
estado o CFOP e muda ..

ou seja para achar o CFOP corespondente da Venda e necessario varificar :
O cliente, o estado, os produtos, o seu regime.
Existe ainda outra coisa .. se voce vender na mesma Nota dois produtos com
codigo CST diferentes essa Nota teria que ter dois CFOPs ( alguns estados
isso ja é obrigatorio e em outros voce nao pode fazer isso )

assim nobre amigo o que voce precisa é fazer um Curso de ICMS bem legal
com o cara que nao sabe de nada disso ( seu cliente ) e aprender junto com
ele .. e mais contratar pessoas responsaveis que tambem entenda um pouco
legislação fiscal para faturar as vendas do seu cliente ...

outra coisa nao tente ler o RICMS sem antes tem uma noção muito boa de
legislação Fiscal porque voce nao vai entender muita coisa .. o RICMS é
complicado ate mesmo para os Fiscais Estaduais .. porque cabe muita dupla
imterpletação ...

Espero ter te consientizado .. pois no inicial do minha empresa passei por
isso .. fora as modificações que acontecen constantemente na RICMS ...
hoje consegui tenho um sistema de automação que rada em mais de 100
clientes com isso funcionando em tres estado .. mas é coisa pra doido
mesmo ..

sds. Cesar Gomes
Analista de Suporte
Synctech Soluções em Informatica
83 8802-5583

Entao veja so as variações que uma mesma venda pode sofrer ... isso apenas
na Paraiba .. por que no Rio Grande do Norte ( outro Estado ) a mesma
venda para dentro do proprio estado