[firebase-br] Ajudinha com CFOP - off

Jorge Henrique - Depto TI jorgehenrique em americamoveis.com
Sex Set 16 07:56:02 -03 2005

Cara, se vc for automatizar isso vc vai ficar é maluco mesmo!

O significado do CFOP pouco importa pro programador pq o usuário TEM
OBRIGATORIAMENTE q saber trabalhar na parte fiscal senão não dá mesmo...

Detalhe, se vc colocar o % do icms no cfop vc vai ter um pequeno grande
problema: as aliquotas variam de estado pra estado. Tipo, se vc tá em Minas
e faz uma venda pra SP (6102) o icms é de 12% (se não me engano) mas se vc
faz pro Ceará, por exemplo, e lá tem incentivo fiscal, seria de 7%. Existe
uma tabela que vc pode cruzar as UF´s e descobrir a aliquota de cada uma(e
eu só vi essa tabela uma vez na vida). E há mais variações ainda, por tipo
de produto, por exemplo, produtos alimenticios de um determinado genero têm
outras aliquotas, de vestuário, tem tb a famosa redução fiscal e por aí vai,
até o infinito e além...

O certo é o contador da empresa dar essas orientações e deixar o usuário
lúcido a respeito da fiscalização e da aplicação das normas tributárias pq
se faz errado, meu amigo, dizendo-se em termos vulgares, o ferro entra com
gosto. E isso não tem mto a ver com o sistema em si e só deixo uma dica pra
encerrar: Se vc quer mesmo automatizar essas regras, então, pode pegar akele
livrão enorme do RICMS q os contadores têm e estudar pq não é mole não...

[ ]´s

Jorge Henrique