[firebase-br] Erro no acesso ao IB6, depois de executar o Windows Update

Paulo Sérgio Dias psdlistdisc em terra.com.br
Qui Set 15 15:24:17 -03 2005

Pessoal:

Desculpem o longo e-mail, mas quem sabe esta minha
experiencia venha a ajudar a outros que estao passando
pelo mesmo problema.

a) Estou com problemas no acesso ao InterBase 6, em apenas
uma das maquinas do meu cliente.  O problema (ver
mensagem abaixo) comecou
a ocorrer, segundo o usuario, depois que ele executou
o "Windows Update" do Windows XP-SP2.

b) O SP2 ja' estava instalado ha' meses.  Parece que
o problema foi no ultimo "Windows Update" realizado
pelo usuario.

c) Mensagem:

Excecao EDBEngineError no modulo SISPROD.exe em 0006A9E6.
Unknown database.
Unable to ocmplete network request to host "SERVIDOR".
Failed to locate host machine.
Undefined service gds_db/tcp.
Alias: BD_SISTEMA

d) A mensagem acima e' do BDE 5.202 (que eu utilizo para
conectar com o IB 6), mas a mesma mensagem aparece
no IBConsole.  Logo, o problema nao e' do BDE em si.
Obs.: SERVIDOR e' o nome do computador onde o InterBase
esta' rodando.

e) As demais estacoes da rede conseguem se conectar
normalmente.

f) Ja' tentei todas as dicas que encontrei na Internet:
Criei uma excecao no firewall do XP (Interbase, porta 3050);
desabilitei o firewall; examinei o arquivo SERVICES do Windows;
criar uma entrada no arquivo HOSTS, apontando para computador SERVIDOR;
usar o numero IP do SERVIDOR, em vez do nome;  desabilitei o anti-vírus
da estacao e tambem do SERVIDOR; executei um PING entre a estacao
e o SERVIDOR;

g) Esse problema ja' havia ocorrido, ha' alguns dias, no mesmo cliente,
na maquina de outra usuaria. Depois de tentar varias coisas,
a unica saida foi formatar a maquina e reinstalar o Windows da
usuaria.  Porem, ontem o mesmo erro passou a aparecer no micro deste
outro usuario, da mesma empresa.  Ele foi quem deu a dica de que
havia feito o "Windows Update", antes do problema aparecer.
E hoje, uma outra maquina, de outro cliente, tambem comecou a apresentar
o mesmo erro - e todas as outras maquinas da rede estao "normais",
acessando o IB 6.  Neste outro cliente, o usuario nao conseguiu se lembrar
se havia feito ou nao o "Windows Update".

Se alguem tem mais alguma ideia, agradeco muito se puder informar.

Grato pela atencao de todos
Paulo