[firebase-br] OFF- TRIGGER IBO

eder paz eder.firebird em gmail.com
Qua Set 14 13:44:21 -03 2005

E aí pessoal td na Paz?

to com uma duvida no uso de trigger com o ibo, como de prache eu uso
um generator para incrementar a chave primaria das minhas tabelas e
declaro no ib_query na propriedade generatorlinks o nome do gerador,
mas agora estou em uma situação diferente estou usando um trigger para
criar minha chave primaria
 a trigger é a seguinte :

--BEFORE INSERT

AS
 declare variable LOJA VARCHAR(2);
 declare variable COD VARCHAR(12);
begin
  SELECT FIRST 1 LOJA FROM T_LOJAS INTO : LOJA;
  COD = GEN_ID(GEN_T_CLIENTESF_ID,1);
  IF (NEW.CODIGO IS NULL) THEN
   NEW.CODIGO = COD||'-'||LOJA;
end

esta trigger me retorna o generator + a variavel loja, exemplo
new.codigo= 23-1

como o New.Codigo é chave primaria da um erro dizendo que o 'campo não
pode ficar nullo' ?

 A Duvida é a seguinte : como acrescer o valor antes do post para que
não de erro.

Agradeço a colaboração

Eder Paz ...Na Paz