[firebase-br] Instalação

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Set 9 01:10:58 -03 2005

ola Lincoln,

eh possivel que voce, quando fez essa instalaçao do delphi, ou alguma
instalaçao anterior, tenha deixado, sem querer, assinalada a opçao de
instalaçao da caca do client Interbase da boR$land, a qual sempre fica
assinalada como default na instalaçao do delphi...

faça uma procura por todo o teu HD pela GDS32.DLL que o instalador do
Firebird deve estar detectando na instalaçao (eh bem provavel que ela
esteja no "system" do teu windows, mas procure por todo o HD) e mate,
como se matasse uma barata incomoda, todas as DLL's com esse nome que
voce encontrar...
;o)

a msg indica o IB 5.xxx... eu nao sei (e nem faço questao de saber...;o)
se essa versao, ou ate o IB 6.x, ja instalava alguma coisa no registry
do windows (se for IB 7.x, pois como, aparentemente a instalaçao esta
baleada, a msg do instalador do Firebird pode estar equivocada, deve ter
algo la), mas, por via das duvidas, procure por "interbase" no registry
e exclua alguma entrada que possa ter la (isso tomando todas as
precauçoes de praxe... algo tipow assim: "use por tua propria conta e
risco!"...;o), e entao instale o Firebird tranquilamente...

se for apenas a gds32.dll vai ser facil de resolver, mas se for alguma
coisa no registry do windows e voce nao conseguir encontrar, inicie
novamente a instalaçao do Firebird, e quando der essa famigerada msg de
existencia de shit na historia, de "nao" para nao cancelar a instalaçao,
e prossiga ate o final, sendo que assim o Firebird sera instalado mas
nao sera configurado... a configuraçao voce devera fazer "no braço",
como se fala...

para fazer essa configuraçao manual, voce devera proceder conforme
consta a partir da pagina 37 do livro Firebird Essencial, do Mr. Cantu
(http://www.firebase.com.br/fb/livro/fbessencial/fr_index.html)...

inicialmente va ate a pasta de instalaçao do FB 1.5 que voce acabou de
instalar, a qual eh a seguinte:

\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5

e ae use um editor de texto "puro", como o "edit" do DOS ou o "notepad"
do windows, para editar o arquivo "firebird.conf", e entao localize a
linha que contenha o "RemoteServicePort", retire o sinal de comantario
que tem no inicio da linha (o sinal: #) e deixe ela da seguinte maneira:

RemoteServicePort = 3051

(mais na sequencia, quando voce ja tiver configurado o FB 1.5 e se voce
nao conseguir se conectar atraves da porta 3051, eh porque ela esta
sendo usada para alguma outra finalidade ou entao barrada por uma
firewall ou alguma coisa do genero... entao voce devera usar o mesmo
metodo para alterar a porta 3051 para outra porta que esteja livre).

feito isso, voce entra na sub-pasta "Bin" que tem na pasta de instalaçao
do Firebird:

\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\Bin

e pelo prompt de comando, usa o "instsvc.exe" para fazer a configuraçao
do Firebird 1.5, sendo que se voce digitar o seguinte comando:

instsvc i -s -a -g <Enter>

voce vai configurar o Firebird 1.5 como serviço, em sabor Super Server
(troque o -s por -c se voce quiser em sabor Classic) com o Guardian (se
voce nao quiser o Guardian na parada, deixe fora o -g), para ser
startado na inicializaçao do windows...

obs: para fazer isso, voce devera estar logado no windows como
administrador...

boa sorte....

força sempre: http://www.RedDevil.eti.br/always_force.jpg
;o)