Re: [firebase-br] Não consigo montar esse select

Sérgio E sergioernesto em uol.com.br
Qui Set 8 21:44:02 -03 2005

Consegui e ficou assim, essa consulta retorna o registro imediatamente
posterior ao que eu quero, para o anterior basta inverter os operadores e
colocar um desc no order by

SELECT FIRST 1 SKIP 1
  *
from
  FIN_ACCOUNTS_DETAIL
WHERE
  ( FAD_CONTA = :CONTA ) AND ( ( (FAD_DATA_CONTABILIZACAO >= :DATA) AND
(FAD_ID >= :ID) ) OR ( FAD_DATA_CONTABILIZACAO > :DATA) )
order by
  FAD_DATA_CONTABILIZACAO, FAD_ID

----- Original Message -----
From: "Sérgio E" <sergioernesto em uol.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, September 08, 2005 12:34 AM
Subject: [firebase-br] Não consigo montar esse select

Tenho a seguinte tabela:

RECREATE TABLE FIN_ACCOUNTS_DETAIL
(
  FAD_ID                            ID_NUMERIC ,
  FAD_CONTA                         ID_NUMERIC ,
  FAD_DATA_LANCAMENTO                     DATE         NOT NULL,
  FAD_DATA_CONTABILIZACAO                 DATE,
  FAD_TIPO_LANCAMENTO        TIPO_LCO_EM_CONTA ,
  FAD_INDIVIDUO_PAGO                      ID6N ,
  FAD_LCO_NUMERO                    LCO_NUMERO ,
  FAD_LCO_OBSERVACAO                     TEXTO ,
  FAD_LCO_VINCULADO               ID_NUMERIC_N ,
  FAD_LCO_CPR_ORIGEM              ID_NUMERIC_N ,
  FAD_VALOR                              VALOR ,
  FAD_SALDO_PARCIAL                      VALOR ,
  FAD_LCO_STATUS                  ID_NUMERIC_N ,
 CONSTRAINT PK_FIN_ACCOUNTS_DETAIL PRIMARY KEY (FAD_ID)
);

A ordenação nela sera primeiro pelo campo FAD_DATA_CONTABILIZACAO e depois
pelo campo FAD_ID.
Preciso montar um select em que dado um valor para FAD_ID, me retorne o
valor imediatamente o registro imediatamente anterior ou posterior segundo
essa ordenação
Só que se eu colocar SELECT ... WHERE FAD_ID > "ID DO REGISTRO", poderei
estar ignorando um ID menor que pelo critério de ordenação vem depois.

Então como eu faço para montar uma pesquisa que siga esse critério de
ordenação,???
Alguma idéia??

Sérgio E.
sergioernesto em uol.com.br