[firebase-br] UIB x DbExpInt

Henrique Sinapse suporte em sinapseinformatica.com.br
Qui Set 8 17:51:53 -03 2005

Um problema que eu detectei ao usar DbExpint nativo do Delphi 7, é porque ele não reconhece os campo NUMERIC(9,2) como BCDFIELD, só reconhece com FTMBCDFIELD. Isso vai dar muito trabalho para mim, pois eu tenho mais 300.000 linhas de código, fora que existem muitos campos que esse tipo.

Daí eu vi aqui com o pessoal lista se tinha uma outra alternativa. Deram-me a idéia de usar o DbExpint do UIB. Pois bem, eu baixei e substitui a DbExpint do delphi 7 para o driver da UIB nos clientes. Eu não precisei alterar o tipo do campo, em compensação estou tendo problemas com campos de mais 2 duas casa decimais. Fora que estou achando esse driver um pouco lento. Quando eu uso o componente SQLStoredProc e atribuo um stored procedure nele, o programa fica enternidade para executar a procedure.

Existe algum outro driver melhor e mais confiável?

CARLOS HENRIQUE MEIRELES

  ----- Original Message -----
  From: Francisco Thiago
  To: FireBase
  Sent: Thursday, September 08, 2005 3:47 PM
  Subject: Re: [firebase-br] UIB x DbExpInt

  A questão é a seguinte:

  O DbExpInt é para o Interbase, então a comunidade teme que futuramente o
  driver se torne imcompatível com as novas versões do Firebird. Até a versão
  1.5, posso dizer que o DbExpInt funciona perfeitamente.

  Para os temerosos, existe um outro driver para DBXpress para o Firebird. O
  UIB. Esse sim seria compatível com o Firebird em todas as suas versões. Mas
  conforme comentado pelo colegas na lista, ele apresenta alguns erros nos
  campos com mais de quatro casas decimais, além de não estar apto para ser
  usado com o SQLMonitor.

  A grande vantagem é que o UIB é OPEN SOURCE... e, salvo engano, você pode
  modificá-lo a vontade. Chego a acreditar que o driver tem esses erros
  propositadamente, para que o pessoal se anime a escrever uma versão
  melhorada... O que, como vemos, não tem acontecido.

  É isso aew. Se a Borland abrisse o código do DbExpInt para o pessoal ver
  "como escrever o driver" (não que a comunidade não seja capaz de fazer...
  enfim...) seria uma boa pra todo mundo... Mas duvido que isso aconteça.

  []'s

  Francisco Thiago de Almeida
  Enter & Plug Informática
  Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
  Franca / SP
  msn: thiago em enterplug.com.br