[firebase-br] UIB x DbExpInt

Francisco Thiago jeandeadlucky em yahoo.com.br
Qui Set 8 15:47:28 -03 2005

A questão é a seguinte:

O DbExpInt é para o Interbase, então a comunidade teme que futuramente o
driver se torne imcompatível com as novas versões do Firebird. Até a versão
1.5, posso dizer que o DbExpInt funciona perfeitamente.

Para os temerosos, existe um outro driver para DBXpress para o Firebird. O
UIB. Esse sim seria compatível com o Firebird em todas as suas versões. Mas
conforme comentado pelo colegas na lista, ele apresenta alguns erros nos
campos com mais de quatro casas decimais, além de não estar apto para ser
usado com o SQLMonitor.

A grande vantagem é que o UIB é OPEN SOURCE... e, salvo engano, você pode
modificá-lo a vontade. Chego a acreditar que o driver tem esses erros
propositadamente, para que o pessoal se anime a escrever uma versão
melhorada... O que, como vemos, não tem acontecido.

É isso aew. Se a Borland abrisse o código do DbExpInt para o pessoal ver
"como escrever o driver" (não que a comunidade não seja capaz de fazer...
enfim...) seria uma boa pra todo mundo... Mas duvido que isso aconteça.

[]'s

Francisco Thiago de Almeida
Enter & Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
Franca / SP
msn: thiago em enterplug.com.br