[firebase-br] Serial

Jorge Henrique - Depto TI jorgehenrique em americamoveis.com
Qua Set 7 13:40:41 -03 2005

Daqui a mil anos, alguém vai desenterrar um manuscrito contendo essas
teorias e vai te chamar de profeta Otto.

Só pra completar, a segurança do bd firebird depende do SO. Se fosse o
linux, por exemplo, seria facil limitar o acesso ao arquivo fdb e evitaria a
cópia dos dados. Qto a proteção do programa, em relação a trilha extra no
disquete, o famoso Gas Pro (gerador de programas em clipper) fazia isso.

[ ]´s

Jorge Henrique
----- Original Message -----
From: "Otto" <ottofuch em terra.com.br>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, September 07, 2005 11:01 AM
Subject: Off: Re: [firebase-br] Serial

Primeiro uma declaração de aversão: eu detesto todos os mecanismos de
proteção limitativos. Nos primórdios do DOS, o aplicativo só rodava se
deixava um disquete no drive A: ou B: do computador. Depois inventaram um
processo  de fazer algumas trilhas no disco rígido, algo como uma trilha
extra que os copiadores de arquivo não conseguiam enxergar. O Windows NT
acabou com esta alegria, impedindo o acesso direto ao hardware. Agora, no
final da linha, temos o expediente da Microsoft no Windows XP, que exige uma
ativação gravando os dados de componentes que tem algum identificador único
tais como HD, placa mãe, placa de rede (não sei se faz parte), e se mais de
um compononete mudar, dá-se uma exceção. Detesto todos esses procedimentos,
e em princípio não comprava software que exigia esses expedientes. Há também
aqueles cadeados eletrônicos que se colocava na saida paralela, e se tivesse
muitos programas protegidos assim, tinha que afastar o computador da parede,
ou fazer um furo na parede, para acomodar a vara de cadeados eletronicos
encadeados. Hoje estão querendo fazer a mesma coisa com dispositivos USB.

Mas há algumas alternativas mais interessantes:
Ainda no tempo do DOS, a WK de Blumenau, SC, inventou um processo muito
interessante de personalizar o aplicativo ao instalar o mesmo, ficando
criptografado dentro do próprio aplicativo dados ficos tais como o nome da
empresa, CNPJ, etc. Assim, ao imprimir um relatório, esses dados eram
tirados dessa fonte interna criptografada dados. É claro que poderia usar-se
o expediente de imprimir "para dentro de um arquivo", e depois, com editor
de texto mudar dados tais como o nome da empresa, mas isto é um porre.

Uma alternativa complementar é você comprar um aplicativo que funciona com
"deltas". Assim você instala o aplicativo apenas uma vez, e as atualizações
são feitas mediante a aplicação de deltas, que contém as mudanças a nível
binário. O primeiro delta seria a personalização do aplicativo, sendo o
respectivo arquivo apagado no final da aplicação do delta. Se o aplicativo
for sob assinatura, poderá exigir a aplicação de um delta ao vencer o
período de cada assinatura. Quem carregou o programa original pode
instala-lo, mas se não tiver o primeiro delta para personalizar, nem receber
os deltas posteriores, pouco pode fazer com o aplicativo. E mesmo se
conseguir isto, só vai poder usar durante o período da primeira assinatura.

Levar também o banco, se continha os dados do seu cliente, a situação fica
muito séria para seu cliente, pela confidencialidade dos dados. Mas isto é
outro problema, não relacionado com o furto do programa de você.

[]'s
Otto