Off: Re: [firebase-br] Desenvolvedores em C/C++ com firebird...

Otto ottofuch em terra.com.br
Ter Set 6 22:02:30 -03 2005

Visite
http://www.trolltech.com/
Em muitas distribuições Linux já vem instalado.
http://www.digitalfanatics.org/projects/qt_tutorial/

A Editora Ciência Moderna, em 1999, publicou Programação em Qt, de Matthias
Kalle Dalheimer, ediçõ original de O'Reilly. Embora trate do Qt 1.4x e 2.0,
quando que o Qt, pelo que me parece já está na versão 4.x, dá uma ideia
perfeita de como programar em Qt.
Por exemplo, uma pequena janela completa, cotendo a frase Hello World e um
botão chamado Quit e gerado pelo seguinte programa:

#include<qapplication.h>
#include<qlabel.h>
#include<qpushbutton.h>

int main(int argc, char * argv[])
{
     QApplication myapp(argc, argv);

     QWidget *mywidget = new QWidget();
     mywidget->setGeometry(400, 300, 120,90);

    QLabel * mylabel = new QLabel("Helloworld", mywidget);
    mylabel ->setGeometry(1000,10,80,30);
    //acho que deveria ser 10 em vez de 1000
   QPushButton *myquibutton = new QPushButton("Quit". mywidget);
   myquibutton->setGeometry(10, 10, 100,30);
   QObject::connect(myquibutton, SIGNAL(clicked()) &myapp, SLOT(quit()));

   myapp.setMainWidget(mywidget);
   mywidget->show();
   return myapp.exec();
}
Existem ferramentas, tais como o Qt designer.
O framework CLX da Borland foi desenvolvido em Qt, para poder ser usado pelo
Kylix no Linux.

Em inglês existem livros mais recentes sobre Qt.

Para produzir software "proprietário" tem que comprar licença da Trolltech
("The Commercial license does not allow the incorporation of code developed
with the Open Source Edition of Qt into a proprietary product.").

100+
Otto

}