[firebase-br] Off-topic - Sobre Cantun BorCon 2005 x Firebird

Caio Oliveira news em caiosistemas.com.br
Ter Set 6 17:44:11 -03 2005

Olá Pessoal!

Eu tenho acompanhado uma série de artigos sobre programação WEB e acho
estranho quando não vejo o Delphi em destaque quando se trata de
programação WEB.

Desenvolvo para WEB à mais de quatro anos (04) e não tive dificuldades
com o Delphi nessa área; uso WEBBROKER e INTRAWEB no meu projeto; alêm
de um pouquinho de JAVASCRIPT e XML.

Eu percebo que existe um modismo quando se trata de linguagem de
programação (alêm de outras coisas); mas, o mesmo acontecia com o
Clipper, foi uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo
e às vezes nem era citada em matérias comparativas sobre o tema.

Tem muita coisa nova acontencendo e nós como profissionais da área aqui
nessa lista, sabemos disso, mas é fato que o Delphi é uma ferramenta
muito produtiva e com uma infinidade de recursos disponíveis.

Tenho estudado outras opções; java inclusive, é fantástico a quantidade
de opções e recursos que se vê, mas achei lento e trabalhoso.

Uma coisa é certa, não se muda de linguagem de programação como se muda
de máquina ou como se muda de roupa, pois, alêm de estudar bastante
antes de aplicar, exige muito tempo de adaptação até que se sinta à vontade.

Mas, o que é certo, e posso lhes dizer com experiência, com um sistema
no padrão web, principalmente, vc. fica livre para utilizar vários tipos
de tecnologia sem que o usuário final perceba qual está sendo usada em
determinada opção do sistema: Delphi, JavaScript, XML, Puro Java, PHP,
Perl, etc. E, quando menos perceber, está livre do paradigma e poderá
escolher a sua tecnologia preferida (no momento). :)

[]s

Caio Oliveira