RES: RES: [firebase-br] backup

Rafael Cabral rafael.cabral em intercraft.inf.br
Seg Set 5 14:38:38 -03 2005

Fala pessoal.

Só para esclarecimento pela minha experiência. Sim, o gbak realiza o backup
com os usuários on no banco, mas claro que ele não faz o backup dos dados
que ainda não foram comitados pelas transações que estiverem ativas no
momento da execução do backup. Até por questões óbvias se a sua aplicação,
além de realizar o backup também permitir dar o restore, aí sim vc terá que
ter certeza que não há ninguém conectado ao banco de dados. O próprio gbak
não restaura o banco se este estiver sendo utilizado por alguém.

Agora queria fazer uma pergunta bem oportuna ao pessoal. Mesmo isso sendo
uma ignorância total com o pobre do usuário, dá para matar (no bom sentido
claro (:D)) os usuários que estão conectados no banco de dados para poder
realizar essas operações como backup e restore?

[]s,

Rafael Cabral

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Andrei Luís
Para: FireBase
Assunto: Re: RES: [firebase-br] backup

Cristiano,

Vou discordar um pouco da sua opinião. É totalmente seguro fazer backup com
usuários conectados a base, desde que seja feito através do método correto:
o gbak é uma destas opções.

Concordo com a questão da mídia, pois dependendo do tamanho da base, a
rotina de backup pode ficar rodando por muito tempo. Mas isso tem
solução: basta gerar o arquivo de backup no HD e depois copiá-lo para a fita
Dat ou CD, ...

[]
Andrei