[firebase-br] Ajuda em um SQL, retorno...

Fellipe Henrique fellipe em imicro.com.br
Seg Set 5 10:17:46 -03 2005

Olá a todos, bom dia, estou precisando da ajuda dos amigos, pois bem tenho a
seguinte tabela:

 CHEQUE (
    IDCHEQUE             INTEGER NOT NULL,
    TIPO                 CHAR(4) COLLATE PXW_INTL850,
    IDCONTA_RECEBER      INTEGER,
    IDCONTA_PAGAR        INTEGER,
    BANCO                VARCHAR(5) NOT NULL,
    AGENCIA              VARCHAR(7) NOT NULL COLLATE PXW_INTL850,
    CONTA                VARCHAR(13) NOT NULL,
    NUMERO               VARCHAR(20) NOT NULL,
    TIPO_CHEQUE          CHAR(2) NOT NULL COLLATE PXW_INTL850,
    DATA_DEVOLUCAO       DATE,
    VALOR                D_DINHEIRO NOT NULL /* D_DINHEIRO = DECIMAL(9,2)
DEFAULT 0.00 */,
    IDCONTA_RECEBER_PAG  INTEGER
)

pois bem, queria um SQL pra trazer um novo campo, somente para visualizar,
com a seguinte nomenclaruta TIPOCHEQUE, ou seja,

se o campo IDCONTA_RECEBER <> NULL  então TIPOCHEQUE = 'Conta Receber'
se o campo IDCONTA_PAGAR <> NULL  então TIPOCHEQUE = 'Conta Pagar'
se o campo IDCONTA_RECEBER_PAG <> NULL  então TIPOCHEQUE = 'Conta Receber -
Pagamentos'
se o campo  DATA_DEVOLUCAO  <> NULL  então TIPOCHEQUE = 'Cheque Devolvido'

ou seja, soh pode acontecer um desses casos, exeto o ultimo, ou seja, pode
ser apenas do Conta Receber ou do Conta a Pagar, ou do Pagamento do Conta
Receber, porem pode ser qualquer um deles e Devolvido...

Bem, é isso, como eu faço um SQL pra me trazer isso? Pois o comando CASE,
que eu sei, eh apenas em um campo e nao com 4 campos como este...

Desde já agradeço a todos

Obrigado,

Fellipe H.