[firebase-br] Comentário: O q um simples indíce não faz!

Sérgio E. sergioernesto em uol.com.br
Sex Out 28 21:11:46 -03 2005

Tenho um procedimento no meu sistema denominado conformidade, ele é executado internamente pelo firebird através de Stored Procs e Triggers, acontece que quando um pedido era muito grande, acima de 600 itens, o sistema demorava uma eternidade pra efetuar a baixa. Dez, quinze minutos.

Analisando o BD, percebi que havia esquecido de criar um indice para o campo do item na tabela conformidades, tinha criado apenas a chave primária, e cada que a um item era baixado o BD tinha q varrer uma tabela com pelo menos 50000 itens, um por um.

Resultado da brincadeira, baixei um pedido com dois mil itens em trinta segundos.

Realmente não dá pra descuidar do design do BD, foi se o tempo do DBase em q o q interessava era o aplicativo.

No entanto ainda está acontecendo bastante processamento redundante, agradeceria se alguém conforme perguntei no e-mail anterior me informasse um jeito de rastrear o q BD está fazendo, se é q isso é possível!

Desculpem pelo desabafo, mas alguém pode estar passando por situação parecida!

Sérgio E.
sergioernesto em uol.com.br