[firebase-br] Quedas do servidor Firebird

Otto ottofuch em terra.com.br
Qui Out 27 13:38:34 -03 2005

A. "Se for algum problema no aplicativo:"
Eu começaria a minha pesquisa por aqui, uma vez que muitos colegas usam o
mesmo equipamento e a mesma versão do Firebird, sem acusarem problemas. A
única coisa diferente entre a situação deles e a sua é o seu aplicativo.

B. "como pode isso derrubar todo o sistema, não existe nenhuma seguraça em
relação a isto"
No meu entender não existe nenhuma segurança se o programador não se
preocupar com isto ao projetar e escrever o programa (programação
defensiva). Java é uma linguagem mais segura do que o C/C++, mas em Java o
tipo char é em Unicode e não, ASCII. Se não souber disto, ou esquecer,
dançou, e é um erro muito difícil de descobrir. Em C e C++ você está por sua
conta. Se o equivalente a uma string tiver tamanho previsto de 10
caracteres, se você inserir 12 caracteres, vai aceitar, sem nenhuma mensagem
de erro, só que vai gravar por cima de algo que só o Todo Poderoso sabe. Bug
muito difícil de achar. O Delphi, por causa do Pascal, é mais seguro, mas
creio que até certo ponto.
Aliás, o desgraçado do meu teclado tem uma tecla chamada Power. Já apertei,
sem querer, duas vezes essa tecla, e o computador (Windows 2000 Pro) desliga
na hora, como se tivesse apertado o botão de desligar. Alguém sabe se isto
pode ser desabilitado no Setup, ou tenho que usar superbonder?
[]'s
Otto