[firebase-br] Quedas do servidor Firebird

Jorge Henrique - Depto TI jorgehenrique em americamoveis.com
Qui Out 27 13:34:25 -03 2005

Isso implica numa série de coisas:

* Controle transacional inadequado;
* Servidores mal configurados;
* Rede problemática com cabos, placas e plugs defeituosos;
* Transações muito extensas sendo mantidas por muito tempo no servidor;
* Se o seu servidor for linux, vc deve verificar se o FB tá consumindo mtos
recursos e se a versão do kernel for maior que 2.6 vc deve usar o FB NPTL,
se for Windows, tomar cuidado com servidores q não sejam dedicados;
* UDF´s com problemas;
* BD corrompido;
* Conexões zumbi se acumulando por muito tempo;
* etc...

Bom, não sei se estou totalmente correto mas passei por tudo isso e consegui
com a ajuda dos colegas da lista deixar meu servidor funcionando sem quedas.
E o q fiz foi revisar varias vezes meu controle transacional, a rede, os
processos do meu servidor linux, tudo isso q escrevi acima. Descobri algumas
coisas no meio desse caminho que fazem diferença:

* Jamais acessar os dados pelo usuario SYSDBA: Hj faço o acesso usuario por
usuario com permissões e tudo;
* Em relatórios mto grandes, por exemplo, num inventário de estoque
retroativo q criei um SP pra fazer o calculo do estoque em certa data, de
300 em 300 produtos eu dou um rollback na transação, isso pra evitar
sobrecarga.
* PacketDummyInterval: Confirei pra 120s no arquivo firebird.conf: Pra
fechar uma conexão q fica pendurada (zumbi) em 2 minutos.
* Chequei todos os plugs no patch painel e nas pontas, bem como placas de
redes e cabos. Troquei as defeituosas por novas e os plugs tb.
* Não mantenho conexões abertas e inativas: Configurei a propriedade
IdleTimer do MDO pra 300000ms (5 min) de inatividade, qdo esse tempo é
excedido fecho a conexão e aviso o usuario.

Desde q fiz tudo isso meu servidor parou de cair. Felizmente não achei
nenhuma UDF com problema.

Acho q isso pode ajudar o amigo a resolver o problema.

[ ]´s

Jorge Henrique