[firebase-br] Valdir Marcos - Outros Colegas - Firebird - Multiplas Instâncias - Conexões - Senhas

User-BA meus_foruns em yahoo.com.br
Dom Out 23 15:52:34 -03 2005

Desde já, meu muito ao colega Valdir! pelos esclarecimos anteriores.

Tá entendido as questões do embeded
(local, remoto, ftp, execução, leitura, gravaçao, etc)
e as questões dos programas
(Linux, windows, kylix, delphi, Wine)

Mas ainda me restam dúvidas a respeito das instancias e conexões em
servidores firebird.

:)... Dando uma de São Tomé... fiz uns testes para ver os resultados:

- Instalei o Firebird-1.5.2.4731-Win32.exe na pasta (C:\SERVIDOR1)
(instalei como super-server, executar como aplicação, sem o guardian)
- Instalei o Firebird-1.5.2.4731-Win32.exe na pasta (C:\SERVIDOR2)
(instalei como super-server, executar como aplicação, sem o guardian)

- Com o IbExpress criei e registrei 2 bases remotas.
-> IP -> 192.168.0.1 -> SYSDBA -> masterkey
-> SERVER1.FDB na pasta C:\SERVIDOR1
-> SERVER2.FDB na pasta C:\SERVIDOR2
(em cada base criei 1 única tabela com 1 único campo varchar só para
testes :))

- No delphi criei um aplicativo teste utilizando dbexpress
(sqlconnection + sqlquery + datasetprovider + clientdataset)
- No sqlconnection criei 2 strings:
Uma apontando para -> 192.168.0.1/3051:C:\SERVIDOR1\SERVER1.FDB
e outra apontando para -> 192.168.0.1/3052:C:\SERVIDOR2\SERVER2.FDB
as duas com o utilizador e senha -> SYSDBA -> masterkey

- Iniciando o fbserver.exe de C:\SERVIDOR1 assim -> fbserver.exe -a -p 3051
ou
- Iniciando o fbserver.exe de C:\SERVIDOR2 assim -> fbserver.exe -a -p 3052

Beleza!
No delphi é só selecionar no sqlconnection
as strings de conexão que criei (SERVER1 e SERVER2) e pronto...
ele escreve e lê os dados certinho nas 2 bases que estão em pastas
diferentes.

Sheee!!!
Mas quando tento ativar os dois servidores ao mesmo tempo, recebo a
mensagem:

*** the firebird server failed to startup because another instance of
the server is already running ***

Além de não conseguir iniciar os 2 servidores ao mesmo tempo...
Também fiquei sem entender a questão dos usuários e senhas :)

Pois fiz o seguinte:

- Abri IBExpert e me conectei em 192.168.0.1/3051
(com o servidor rodando apartir de C:\SERVIDOR1)
- troquei a senha do SYSDBA para 123456

Voltei ao delphi e alterei nas 2 strings de conexão
(a senha do SYSDBA para -> 123456 :))

Ativando a conexão -> fbserver.exe -a -p 3051
(servidor de C:\SERVIDOR1)
ou
Ativando a conexão -> fbserver.exe -a -p 3052
(servidor de C:\SERVIDOR2)
consigo me conectar normalmente
(mas só com a senha -> 123456 :)

:) Então!
:) As senhas das bases não ficam no arquivo -> security.fdb ?
:) Em qual arquivo e pasta o firebird escreveu a senha 123456,
:) quando alterei pelo IBexpert?
:) Diante das experiências acima...
:) Se eu instalar um servidor firebird em uma pasta X
:) em uma máquina onde já tinha um firebird funcionando
:) com a senha SYSDBA já alterada (diferente de -> masterkey)
:) como eu faria para minha conexão ser estabelecida?
:) Se minha conexão utiliza a senha padrão?

Ficarei por demais grato... Se puderem elucidar estas questões acima.

Desculpa a carta de novo :)
Valeu camaradas.

Luciano-User-BA