[firebase-br] Re: firebird na internet - Aproveitando Topico para Esclarecer Dúvidas

User-BA meus_foruns em yahoo.com.br
Dom Out 23 00:32:43 -03 2005

Amigos!

Tenho pouco tempo de (Delphi com BD Firebird).
Graças aos colaboradores nos foruns, livros e apostilas,
venho subindo os degraus devagarinho :)

Tenho muitas dúvidas ainda a esclarecer,
algumas penso serem dignas do maior dos "lammeres",
mas, como perguntar é preciso :) e sou um lammer mesmo :)
então vamos lá.

Aproveitando o gancho do questionamento do colega Junior Cesar
e da resposta do colega Valdir Marcos!

O Junior tem o dominio, acesso ao ftp, colocou o BD e tal.
Mas... Ele pode simplesmente conectar ao BD dele sem que
a locaweb esteja com um server "firebird" rodando?

Uso o IbExpert para criar minhas bases firebird...

Até onde testei só consigo "criar" um banco firebird
no ibexpert, (mesmo que local) com o servidor firebird ativo.
O mesmo vale para conexão no delphi...
No banco X, criado no ibexpert só consigo conectar,
(dbexpress (sqlconnection + o famoso trio query/provider/client))
quando ativo o servidor.

Exceto quando estou utilizando o "servidor embeded",
neste caso, eu crio a base no ibexpert
(com o servidor normal do firebird ativo)
depois posso desativalo e conectar no delphi
(dbexpress (sqlconnection)) utilizando
os arquivos do servidor embeded.

O que expus acima procede?

Os poucos testes que fiz com Bases firebird (embeded/embarcado),
foram preparados para ambiente windows.
Tem a questão de algum arquivos/dlls
(no caso de linux não sei quais são)
que devem ser distribuidas juntos com o BD embeded.
Não entendo quase nada de linux,
mas acho que mesmo mandando estes arquivos para o ftp
eles não poderiam ser executados, devido as permissões no servidor.
(pelo menos é o que penso :)

*** acho que tô falando bobagens demais ***
*** embora nunca tenha tentando ***
*** acho que os embeded não aceitam conexões remotas ***
*** se assim for o ultimo paragrafo acima não deveria nem ter sido
exposto :) ***

Quase finalizando :)...
Como é que funciona mesmo o registro de bases de dados no firebird?
Toda base criada tá vinculada ao servidor?
Se sim, onde ficam estas informações?

Eu posso instalar mais de 1 servidor firebird (servidor) em pastas
diferentes no windows?
Se sim... posso editar os firebird.conf nestas e setar portas diferentes?
Se sim... como ficaria o registro da base
e a conexão no caso com o delphi (dbexpress -> ip + porta + base) ?

he he he desculpa o bombardeio...
nunca instalei um programa numa outra maquina
onde já tivesse um servidor firebird configurado
com um aplicativo e banco dados de outro programador funcionando
aí é que pega a minha maior duvida de onde entra
as informações de meu banco quando eu levar para esta maquina :)
ja que ela tem um server rodando ...
é só colocar meus arquivos em uma pasta
configurar o caminho (sqlconnection) e meu aplicativo e pronto?

Agradeço muito se puderem me explicar estas tantas questões :)

Valeu como sempre.
Luciano-User-BA