[firebase-br] Firebird 1.5.3 no Conectiva Linux 10...

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Sex Out 21 13:31:21 -03 2005

ola Vinicius,

Post By Vinicius Barreira:
> Pergunta,  vc teve que fazer algo a nivel de permissão ? tipo dar
> permissão em pastas para o usuário Firebird ou nesse caso foi uma
> instalação simples, sem maiores problemas ?
>
> Foi só alterar a senha do SYSDBA ou teve mais alguma coisa ?
>[cut]

eu fiz a instalaçao do FB e a alteraçao da senha do sysdba como root, e
entao me loguei como um usuario comum, do grupo "firebird", e usei o
isql para me conectar ao BD /opt/firebird/examples/employee.fdb...

isso acontece porque o BD /opt/firebird/examples/employee.fdb pertence
ao usuario "firebird" do grupo "firebird", o qual eh o "cara" que faz os
acessos, tanto de leitura como de gravaçao de dados, em qualquer BD do
Firebird...

sendo assim, para que o meu aplicativo (rodando sob o Wine) consiga
acessar a minha base de dados (/home/dados/mybd.fdb), eh necessario dar
permissao para o usuario "firebird" no diretorio /dados e tambem no BD
que esta nesse diretorio...

para fazer isso, deve-se estar logado como root e proceder da seguinte
maneira:

# cd /home <Enter>
# chown -R firebird.firebird dados <Enter>

se voce pedisse a minha opiniao, eu recomendaria que voce instalasse
nesse teu cliente o Firebird versao 1.5.2, o qual eh a ultima versao
considerada "estavel" do FB (o FB 1.5.3 ainda esta em sabor RC), instala
legal no CL 10, sem ser apenas em sabor NPTL, e eu ainda te recomendaria
que fizesses a instalaçao em sabor RPM...

estou colocando ae abaixo os links para download... quanto ao sabor
Classic Server ou Super Server, voce eh quem escolhe...

http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdCS-1.5.2.4731-0.i686.rpm

http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.rpm

boa sorte sabado...
;o)

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects