[firebase-br] Não Conecta pelo TCP/IP

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Qui Out 20 01:20:02 -03 2005

ola Enio,

Post By .:. Enio Marconcini .:. 1010011010 .:.:
>[cut]
>  o problema é q meu aplicativo usa IBX (gds32.dll) e não consigo conectar
> assim "192.168.0.1/3050:c:\pasta\arquivo.fdb<http://192.168.0.1/3050:c:\pasta\arquivo.fdb>
> "
>  se nada resolver o lance ai ser um format c: /q /s ehehehehehehehhehehehe

sinto muito te dizer, mas eu acho que voce esta ferrado...
;o)

antes de apelar para o "format c:", tente fazer o seguinte...

primeiro, desinstale tudo, tanto o Firebird como o programa da sefip e o
seu famigerado IB 6.0.x, e apos isso, procure por todo o teu HD pela DLL
"gds32.dll" e mate toda e qualquer ocorrencia desse arquivo que voce
encontrar...

em seguida, instale o porre do programa da sefip e o seu IB 6.0.x, sendo
que esse IB devera colocar um arquivo sabor "gds32.dll" no "system" do
teu windows...

e apos isso, voce instala o Firebird 1.5.x, tomando o cuidado de
desmarcar a opçao de gerar a "gds32.dll" que existe em um determinado
passo da instalaçao...

durante essa instalaçao do Firebird 1.5.x, voce vai receber uma msg de
que ja existe uma versao anterior do FB ou do IB instalada, e o
instalador vai te solicitar se voce deseja cancelar a instalaçao...
responda "nao" para essa pergunta, que entao o Firebird 1.5.x vai ser
instalado, mas nao vai ser configurado...

entao voce configura o Firebird 1.5.x conforme consta na msg apontada
por esse link ae abaixo:

http://mail.firebase.com.br/pipermail/lista_firebase.com.br/2005-September/018739.html

para finalizar, use o metodo que eu descrevi no outro post para alterar
a porta de acesso do servidor Firebird 1.5.x...

e agora eh que a porca começa a torcer o rabo, pois ate onde eu sei, com
o IBX somente eh possivel trabalhar com a "gds32.dll", e quando voce
rodar um alicativo teu, ele vai usar a "gds32.dll" que aponta para o IB
da sefip, e pelo que eu me recordo dessa viagem ae, esse IB 6.0.x eh
exclusivo para o programa da sefip, sendo que outros aplicativos que
usam o IB 6.0.x, como os programas da secretaria da fazenda aqui do RGS,
nao funcionam com esse IB da sefip, e o mesmo devera acontecer com os
teus aplicativos...

uma coisa que voce poderia fazer seria trocar o teu componente de acesso
ao Firebird, sendo que voce poderia passar a usar o IBObjects (veja no
link ae abaixo, bem como nos links para os quais ele aponta, maiores
detalhes sobre essa fantastica suite de componentes de acesso ao
FB/IB...;o), ou entao usar o MDO, o qual tem muito a ver com o IBX...

http://www.RedDevil.eti.br/ibob.htm

mas se uma mudança de componente nao esta nos teus planos a curto prazo,
uma coisa que voce poderia fazer seria, em primeiro lugar, renomear a
"gds32.dll" da sefip para, por exemplo, "eeeca.dll", e em seguida
copiar, la da pasta "bin" do Firebird, por padrao:
\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\Bin"

a "fbclient.dll" para o "system" do teu windows e renomear ela para
"gds32.dll"...

dessa maneira, os teus programas funcionariam legal, acessando o
servidor Firebird, e quando voce tivesse necessidade de usar o bendito
programa da sefip, coisa que deve acontecer somente uma ou duas vezes
por mes, voce renomearia a "gds32.dll" (a clone da "fbclient.dll" do
Firebird) para outro nome, e renomearia a "eeeca.dll" para "gds32.dll",
de tal maneira que entao o programa da sefip funcionaria... e depois,
apos usar o programa da sefip, voce voltaria a renomear as DLL's para
que os teus aplicativos voltassem a rodar legal acessando o Firebird...

voce poderia ate fazer dois arquivos de lote, em sabor .BAT, que
fizessem essas alteraçoes nos nomes das DLL's...

boa sorte ae...

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects