[firebase-br] Campo DB Key

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Out 18 03:36:10 -03 2005

ola Dimas,

de uma olhada nos artigos apontados por esses links ae abaixo que eles
tratam sobre o DB_KEY... o primeiro deles eh o mais tri...

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=262

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/dica?ID=28

http://www.firebase.com.br/cgi-bin/firebase.cgi/artigo?ID=134

pelo que eu pude entender, o IBObjects eh tao maravilhoso que quando na
tabela na qual a gente faz um select nao existe um indice unico (uma PK)
para ele colocar na propriedade "KeyLinks" da TIB_Query, coisa que
optimizaria a consulta, o IBObjects, por conta propria, procura
optimizar essa consulta usando o DB_KEY, colocando ele no "KeyLinks"...

entao, nesse teu caso ae, caso voce nao tenha mesmo um indice unico, uma
PK, nessa tua tabela, ao inves de colocar um campo qualquer na
propriedade "KeyLinks" da TIB_Query, eh vantagem voce deixar o DB_KEY na
propridade "KeyLinks", e evitar que ele seja exibido no TIB_Grid usando
a propriedade "GridLinks" do TIB_Grid...

a propriedade "GridLinks" do componente TIB_Grid funciona da seguinte
maneira...

caso voce coloque, na propriedade "SQL" de uma TIB_Query, um "select *
from medicamentos", e nao quer que, no TIB_Grid no qual serao exibidos
os campos da tabela "medicamentos", sejam exibidos todos os campos da
tabela "medicamentos", ou entao quer que os campos sejam exibidos em uma
ordem diferente de como eles estao dispostos na tabela, basta voce
informar, na propriedade "GridLinks" do TIB_Grid, os campos que voce
quer exibir no TIB_Grid, na ordem que voce quer exibir...

por exemplo, se voce tiver a seguinte tabela:

CREATE TABLE MEDICAMENTOS (
     CODIGO        INTEGER NOT NULL,
     MEDICAMENTO   VARCHAR(50) COLLATE PXW_INTL850,
     UNIDADEMAIOR  CHAR(2),
     FCUNIDMAI     NUMERIC(11,2),
     UNIDADEMENOR  CHAR(2),
     FCUNIDMEN     NUMERIC(11,2),
     VALORCUSTO    NUMERIC(18,2),
     VALORPMC      NUMERIC(18,2),
     PORTARIA      CHAR(20),
     OBSERVACAO    BLOB SUB_TYPE 0 SEGMENT SIZE 80,
     DATAVENC      DATE,
     GRUPO         INTEGER
);

e der um "select * from medicamentos" (como essa tabela, neste exemplo
ae, nao tem uma PK, o IBObjects vai colocar o DB_KEY na parada), e quer
que, no TIB_Grid no qual vao ser exibidos os campos desse select, sejam
exibidos apenas o "nome do medicamento", o "codigo", a "data de
vencimento" e o "valor de custo" do medicamento, e nessa ordem que eu
mencionei, ordem essa que eh diferente de como os campos constam na
tabela, basta voce colocar, na propriedade "GridLinks" do TIB_Grid, isso
ae abaixo:

medicamentos.medicamento
medicamentos.codigo
medicamentos.datavenc
medicamentos.valorcusto

e esta feita a historia... o DB_KEY vai optimizar a tua consulta e nao
vai ser exibido no TIB_Grid...

boa sorte ae...

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects