[firebase-br] Resource file

Francis francisodisi em brturbo.com
Sáb Out 15 19:15:46 -03 2005

Olá!!!

Vamos fazer passo a passo. OK?

Primeiro crie um novo projeto com o nome "ResourceTest"
e salve-o em "c:\ResourceTest\ResourceTest.dpr".

No Delphi clique em "Tools -> Image Editor".
No ImageEditor clique em "File -> Open".
Escolha o arquivo .res do seu projeto. No nosso caso
"c:\ResourceTest\ResourceTest.res".
Irá aparecer um tela com um TreeView.  Clique com o botão direito sobre esta
tela e escolha
"New -> Bitmap". Irá aparecer uma nova tela pedindo que vc informe as
dimensões do bitmap.
No nosso caso pode deixar com o padrão (32X32 - VGA 16Colors). Clique em OK.
Será criado um item "Bitmap" com um subitem "Bitmap1". De 2 clique sobre
"Bitmap1".
Aparecerá um editor de imagem. Crie a imagem que vc achar melhor.
Depois de criada a imagem, feche esse editor de imagem e selecione
"Bitmap1". Pressione F2 e
altere o nome de "bitmap1" para "MyBitmap".
Salve as alteraçoes e feche o ImageEditor.

Coloque um botão no form e no evento onClick digite o código abaixo:

var
 BitMap1 : TBitMap;
begin
  BitMap1 := TBitMap.Create;
  try
    BitMap1.LoadFromResourceName(HInstance,'MYBITMAP');
    Canvas.Draw(12,12,BitMap1);
  finally
    BitMap1.Free;
  end;
end;

OBS:  Sempre que vc alterar o arquivo .res do projeto é necessário fechar o
projeto e depois
abrí-lo novamente para que as alterações tenham efeito.

É isso. Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida é só falar.

Francis Benito Odisi.