[firebase-br] iniciante em backups

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Sex Out 14 14:05:05 -03 2005

Já testei fazer isso.
A variável de ambiente ERRORLEVEL sempre retorna 0 (zero) independende do
gfix/gbak ter tido sucesso ou não.

Um abraço,

Valdir Marcos

----- Original Message -----
From: "RedDevil" <th3r3dd3v1l em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, October 14, 2005 4:20 AM
Subject: Re: [firebase-br] iniciante em backups

ola Valdir,

Post By Valdir Marcos:
>[cut]
> Detalhe: eu tentei criar um arquivo de lote (.bat) com essa rotina, mas
> não funcionan pq esses comandos não retornam código de erro no Prompt de
> Comando ou MS-Dos.

nesta historia aqui, sobre a possibilidade de criar um arquivo de lote,
sabor .BAT, que poderia ser colocado no agendador de tarefas do windows
para automatizar a historia toda, eu nao entendo o porque de voce ter
que compactar o teu banco de dados usando o "WINZIP32.EXE", uma vez que
o teu arquivo "HC.fbk" ja eh um backup compactado do teu banco de dados
(tem gente ae indo para o PostgreSQL... um dos varios lances nos quais
(segundo a minha opiniao, evidentemente...;o) o dumbo peca, eh no fato
de que alem de ser necessaria toda uma novela com muitos capitulos para
fazer um simples backup, esse backup ainda nao eh compactado, como os
backup's do Firebird feitos com o GBAK...;o).

mas nos demais comandos, os comandos do Firebird (GBAK e GFIX), eu quase
que apostaria a grana que nao tenho ao afirmar que seria possivel fazer
essa historia ae mediante o uso de um arquivo de lote...

por exemplo, esse lance ae abaixo funciona... eh possivel testar se o
GBAK conseguiu ou nao conseguiu realizar o backup:

echo off
cls
GBAK -user SYSDBA -password masterkey -B -V -Z -G dragonegg.fdb qwerty.fbk
if not errorlevel 1 goto :ok
echo.
echo. deu zica
goto :end
:ok
echo.
echo. tudo okeyz
echo.
:end

dessa maneira, voce poderia fazer essa parte ae abaixo da tua historia
da seguinte forma:

echo off
cls
echo.
echo. Primeira tentativa de backup:
"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v
-ignore Homeostase.fdb HC.fbk
if not errorlevel 1 goto :next_steps
echo.
echo. Segunda tentativa de backup:
"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v
-ignore -garbage Homeostase.fdb HC.fbk
if not errorlevel 1 goto :next_steps
echo.
echo. Terceira tentativa de backup:
"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v
-ignore -garbage -limbo Homeostase.fdb  HC.fbk
echo.
echo.
:next_steps
echo.
echo.
echo. Restaurando o backup:
"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -create -r
-v HC.fbk Homeostase.fdb
if not errorlevel 1 goto :eu_vou_para_o_berço
echo. ;o)

quanto ao GFIX, eu nao consegui, de forma e maneira nenhuma, corromper
um banco de dados do Firebird para poder descobrir como eu deveria
proceder para ver se o GFIX retornou status de erro ou se o banco esta
okeyz...

mas deve existir alguma maneira de fazer isso, pois se eh possivel fazer
a historia com o GBAK, deve ser possivel fazer tambem com o GFIX...

[]s
força sempre.
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects