[firebase-br] instalando firebird 1.5 no linux conectiva

RedDevil th3r3dd3v1l em gmail.com
Sex Out 14 04:15:46 -03 2005

ola Jarbas,

a unica coisa estranha que eu consigo ver na instalaçao que voce postou
ae abaixo eh a seguinte linha:

./scripts/postinstall.sh: line 174: ex: command not found

no restante, esta tudo normalz...

tipow assim o script de instalaçao do Firebird detecta uma instalaçao do
Firebird ou do Interbase ja existente na parada (talvez ate uma
instalaçao que voce tenha feito em uma tentativa anterior), remove essa
instalaçao existente, e prossegue com a instalaçao que voce esta
fazendo, solicita o password que voce quer dar para o SYSDBA, chama o
GSEC para aplicar esse password, o GSEC te alerta de que apenas oito
caracteres do password que voce informou serao considerados (mas isso
nao importa, nao da nada... voce podera usar "masterkey" normalmente), e
finaliza a instalaçao...

o fato de o comando "service firebird status" nao reconhecer o serviço
"firebird", te retornar a msg "unrecognized service", eh normal no
Firebird sabor Classic Server...

eu sugiro que apos a instalaçao, estando como root, voce digite isso ae
abaixo:
# ntsysv <Enter>

e entao verifique, nos serviços que serao exibidos, se existe o serviço
"Firebird@", e se ele esta marcado para ser inicializado junto com o
linux, sendo que para isso ele devera estar marcado com um *, algo tipow
assim: "[*] Firebird@"...

se estiver dessa maneira, reinicialize o teu micro, para ter certeza de
que o Firebird sera startado, e em seguida de um "ps -A |more" e veja,
nos processos que estao sendo executados, se existem o "fbserver" e o
"fbguard"... se existirem, existe a possibilidade de que esteja tudo
okeyz com o Firebird, sendo que voce podera testar isso indo para o
diretorio "bin" da instalaçao do Firebird (normalmente:
/opt/firebird/bin), e usando o "isql" para se conectar ao
"/opt/firebird/examples/employee.fdb"...

se nao estiver tudo okeyz, eh bem provavel que exista alguma zica nessa
historia do Firebird 1.5.3 para linux (pelo menos no que diz respeito ao
Conectiva Linux), pois eu tentei fazer a instalaçao dessa mesma versao
do Firebird na mesma instalaçao do CL que voce esta usando, atraves do
Firebird em sabor RPM, e nao deu certo... instalou, startou com
dificuldades, e nao passou no teste do "isql"...

entao eu removi o Firebird 1.5.3, instalei o Firebird 1.5.2, o 4731, e
esse funcionou legal...

mas mesmo que o Conectiva Linux nao encare o Firebird 1.5.3 e,
consequentemente, as futuras versoes do Firebird, isso nao eh o fim do
mundo nao... o Mandriva Linux 2006 ja esta na roda...
;o)

[]s
força sempre.
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects