Re: [firebase-br] seleção complicada

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Qui Out 13 12:15:46 -03 2005

Vc já pensou em usar UNION:
Exemplo:

Select codigo, propriedade rural, operacao, safra, produto1, quant1,
unidade1 From Pulverizacoes
UNION
Select codigo, propriedade rural, operacao, safra, produto2, quant2,
unidade2 From Pulverizacoes

Vc poderia criar uma VIEW com a seleção acima e depois seria só colocar
WHERE e ORDER BY para obter os resultados que vc deseja. Todavia, acho que a
melhor técnica seria vc transformar essa tabela em duas outras com
Mestre/Detalhe. Vai dar um pouco de trabalho, mas ve terá uma solução melhor
e mais rápida para sempre...

Um abraço,

Valdir Marcos

----- Original Message -----
From: "news.abusar.org" <maiki.perin em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, October 13, 2005 11:45 AM
Subject: [firebase-br] seleção complicada

Prezados Sr's(as),

possuo a tabela pulverização com a seguinte estrutrura:

codigo,
propriedade rural,
operacao,
safra,
produto1,
quant1,
unidade1,
produto2,
quant2,
unidade2,
produto3,
quant3,
unidade3,
produto4,
quant4,
unidade4,
produto5,
quant5,
unidade5,
produto6,
quant6,
unidade6

onde eu gostaria de selecionar o nome do produto e sua quantidade, agupando
tudo isto caso o mesmo se repita em outras pulverizações, observando q os
produtos podem estar em ordem diferenciada, ou seja, posso ter o produto
"teste" alocado no campo produto 1 numa pulverização e o mesmo produto
alocado no campo produto3 numa outra pulverização....quando estava
desenhando essa tabela pensei num mestre-detalhe, mas como o engenheiro me
disse q o nro. de produtos utilizados seriam
06 eu os fixei na tabela, hoje acredito q foi um erro, mas ??....um exemplo
de como ficariam dos dados:

pulverizaçao    propriedade rural    produto 1    quant1    unidade1
produto2    quant2    unidade2        ............
01                    primavera            20-00-20        2            Ton.
silwet        1            LT.
02                    primavera            silwet            3
LT.            20-00-20    5            Ton.

o select me devolveria

produto        quant        unidade

20-0020        7             Ton.
silwet           4              LT.