[firebase-br] iniciante em backups

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Qui Out 13 09:38:42 -03 2005

Eu costumo 'faxinar' o BD, fora do horário de trabalho, da seguinte maneira:

SET ISC_USER=SYSDBA
SET ISC_PASSWORD=masterkey
X:
cd\Homeostase\Dados
del *.fbk
"C:\Arquivos de programas\WinZip\WINZIP32.EXE" -a -ex Homeostase.zip
Homeostase.fdb
Cuidado para não erro de compartilhamento de arquivo ao tentar fazer o zip,
se o arquivo ainda estiver sendo utilizado, o zip ficará corrompido, sendo o
FDB ou GDB inútil ao ser descompactado.

"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gfix.exe" -v -full
Homeostase.fdb
Se não der nenhuma mensagem, vou direto ao backup, se der erro, tento
consertar o BD algumas vezes com o comando abaixo:
"C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gfix.exe" -mend -full -ignore
Homeostase.fdb

Primeira tentativa de backup:
"C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v -ignore
Homeostase.fdb HC.fbk

Se o backup naõ for realizado com o comando anterior... Segunda tentativa de
backup:
"C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v -ignore -garbage
Homeostase.fdb HC.fbk

Se o backup naõ for realizado com o comando anterior... Terceira tentativa
de backup:
"C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -backup -v -ignore -garbage -limbo
Homeostase.fdb  HC.fbk

Faço o restore:
"C:\Arquivos de programas\Firebird\Firebird_1_5\bin\gbak.exe" -create -r -v
HC.fbk Homeostase.fdb

Compacto o BD 'rejuvenecido':
"C:\Arquivos de programas\WinZip\WINZIP32.EXE" -a -ex Homeostase2.zip
Homeostase.fdb

Detalhe: eu tentei criar um arquivo de lote (.bat) com essa rotina, mas não
funcionan pq esses comandos não retornam código de erro no Prompt de Comando
ou MS-Dos.

Um abraço,

Valdir Marcos