[firebase-br] MESAGEM DE ERROR

RedDevil th3r3dd3v1l em gmail.com
Qua Out 12 18:15:43 -03 2005

ola Luís,

Post By Luís Cosmo:
>[cut] Continua dando essa infeliz mensagem. Estou pensando em
> tomar medidas drásticas a de instalar tudo de novo. O que acha? Desculpa
> minha ignorância, mas será que isso tem haver ao registro, pois também venho
> recebendo mensagem para ir até o site
> www.ibojects.com<http://www.ibojects.com/>,
> para registrar e nunca liguei pra isso. Fiz o que vc me pediu, mas...
>[cut]

eu estava mesmo para postar algo a titulo de "complemento" ao que eu
escrevi na msg anterior, pois eu esqueci de te perguntar qual eh a
versao do IBObjects que voce esta usando...

caso voce esteja usando a versao 4.5Ai, essa versao ja era instalada
mediante o uso do instalador, e o instalador configura automaticamento o
search path do delphi, ele ja coloca os diretorios sources do IBObjects
no "Library Path", mas pelo que eu me recordo dessa versao, os
componentes da paleta iboTDataset nao funcionavam de forma e maneira
nenhuma, e me parece que a msg de erro que dava era igual, ou pelo menos
semelhante, a essa que voce esta recebendo...

essa msg de solicitaçao de registro que voce esta recebendo nao eh a
responsavel pelo erro que esta te acontecendo... voce recebe ela porque
a versao do IBObjects que voce tem instalada eh a versao de avaliaçao,
mas, a principio, a versao de avaliaçao eh totalmente funcional, exceto
por essa msg de solicitaçao de registro que eh exibida quando o programa
eh executado fora da IDE do delphi...

mas, de qualquer maneira, tem algo de estranho acontecendo por ae, e
essa tua ideia de refazer a instalaçao do IBObjects eh valida...

eu te aconselho a, para inicio de historia, dar um look na pagina
http://www.firebase.com.br/fb/IBO.html, para ver se voce nao se anima a
adquirir uma versao comercial do IBObjects, ou entao para ver se voce
nao se enquadra em alguma categoria que te de direito a solicitar uma
licença trustware do IBObjects, quando entao, em qualquer um dos casos,
voce recebera um link para baixar a versao full do IBObjects...

se voce conseguir esse link, antes de instalar o IBObjects full, de um
look na pagina apontada por esse link ae abaixo:

http://www.RedDevil.eti.br/ibo45f.htm

caso voce ainda nao veja necessidade de conseguir a versao full do
IBObjects, pois, pelo que eu entendi, voce esta apenas praticando,
pegando o principio da coisa no que diz respeito ao uso do Firebird (e
usando para isso o melhor e mais completo componente de acesso ao
Firebird/Interbase, o IBObjects...;o) e prefira continuar usando a
versao de avaliaçao, entao eu sugiro que voce acesse esse link ae abaixo
e baixe o IBObjects (eu adoro escrever essa palavra...;o) versao 4.5B...

http://www.ibobjects.com/ibodownload.html

em seguida, va no instalar/desinstalar programas do painel de controle e
desinstale o IBObjects, reinicie o teu micro para aplicar as alteraçoes
no registro do windows, e em seguida entre no delphi e remova
manualmente as packages do IBObjects que estao instaladas no teu delphi,
seguindo o metodo descrito no passo 1 do guia de instalaçao apontado por
esse link ae abaixo...

em seguida, saia do delphi e rode o instalador do IBObjects, e apos,
reinicie novamente o teu micro...

depois, entre no delphi, e caso estejam aparecendo apenas as paletas de
componentes iboTools, iboCore, iboAccess e iboInternet, acesse a pagina
apontada por esse link ae abaixo e proceda conforme eh descrito nela que
entao tudo devera dar certo...

http://www.RedDevil.eti.br/ibo45e.htm

boa sorte, e qualquer coisa, falae...

[]s