[firebase-br] 2003: conexões FB não liberadas

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Qua Out 12 15:36:04 -03 2005

Boa tarde.

Alguém sabe me explicar porque acontece ou como resolver o problema de
conexões do FB 1.5.2 que não são liberadas no servidor Win 2003 Standard,
configurarado para performance de BD?

1. A empresa fecha às 18h, todas as máquinas são desligadas, menos o
servidor que fica no ar 24h, de seg a seg.
Quando conecto no servidor (via internet) às 21h ainda existem várias
conexões abertas no FB, todavia, fora eu, não aparece nenhum outro usuário
conectado no sistema operacional win 2003.
Para eu fazer Zip/Backup/Restore/Zip do BD sou obrigado a fazer Stop/Start
no serviço do FB.
Se eu tento compactar a base com o WinZip 8.1 antes de Restart do FB,
aparece uma mensagem que o arquivo FDB está sendo utilizado e que o zip não
ficará correto.

2. Eu faço toda essa faxina no domingo. A velocidade da aplicação fica
perfeita, na tarde de terça-feira, o sistema começa a ficar lento. Na
quarta-feira, começa a dar lock conflict direto, em todas as estações, até
nos selects dos relatórios dá erro de lock conflict...
Se eu deixar um semana sem faxina no banco, o FDB corrompe ao ponto de
obrigar a usar o GFix com Mend mais GBak com Ignore, as vezes, Garbage, e,
outras, Limbo.
Alguém tem alguma idéia do que pode ser isso?

Um abraço,

Valdir Marcos
São Paulo - SP
http://www.homeostase.com.br