[firebase-br] O Firebird não funciona em algumas máquinas

Luiz Augusto Gomes luiz em lagsistemas.com.br
Ter Out 11 20:10:28 -03 2005

Olá pessoal!

Estou com um probleminha bem estranho. Converti um sistema que eu já tinha
de Paradox para Interbase. Ele é composto de dezenas de executáveis. Na
maioria das máquinas onde ele é instalado, ele roda normalmente e dá tudo
certo. No entanto, em algumas máquinas a maioria dos executáveis
simplesmente não roda, aparecendo aquela tradicional mensagem do Windows
dizendo que esse programa executou uma operação ilegal, etc, etc.

Já fiz até muitas alterações nos fontes eliminando qualquer resquício de uso
do BDE que pudesse haver pensando que poderia ser esse o motivo do problema
e não adiantou. Em uma das máquinas onde deu o problema, desinstalei o
Delphi e o Interbase, e reinstalei somente o Firebird 1.0.3. Numa delas onde
apareceu o problema foi só instalar o Delphi 7 que o problema desapareceu,
mas não gostaria de ter que pedir a meus clientes para instalarem o Delphi 7
caso ocorra esse problema, né? De qualquer forma acho estranho o fato de ele
funcionar normalmente em várias máquinas e não funcionar em outras.

Mais um detalhe: alguns dos programas do sistema (uma pequena parte deles),
que também acessam o BD (Firebird), funcionam normalmente mesmo nessas tais
máquinas.

Minha esperança é que alguém talvez já tenha tido esse tipo de problema e já
conhece a solução. Assim, se alguém tiver alguma dica sobre o que pode estar
acontecendo, favor me dar um retorno. Se for necessário mais alguma
informação para especificar melhor a situação, favor me avisar também que
tentarei fornecer mais detalhes sobre o caso.

Obrigado,

Luiz Augusto