Re: [firebase-br] [OT] Preciso de uma Opnião/Ajuda

Edilson A.B. Ferreira contato em edilson.info
Ter Out 11 04:30:19 -03 2005

Prezado Alessandro,

Este é um problema delicado. Mas vamos digerí-lo....

Vendo do seu lado de empregado, se você não fizer o que seu patrão quer, você será demitido. Se tiver outro emprego melhor em vista, está na hora de mudar de trabalho.

Porém, considerando que você tem carteira assinada, sua responsabilidade termina no momento em que você é subordinado ao seu patrão. Se no futuro algum problema vier à tona, você pode alegar que alertou o patrão, mas que por necessitar do emprego, teve que desenvolver o programa, sob mando do mesmo, sob "pena" de ser demitido. Tendo como comprovar, com a carteira de trabalho, fique tranquilo. Uma das condições para você ser funcionário de uma empresa é a subordinação. Sem subordinação seu patrão pode, inclusive, lhe demitir, COM JUSTA CAUSA (vide Consolidação das Leis Trabalhistas - CLT).

Qualquer meio de sonegação é crime, com certeza, punível civil e criminalmente (basta consultar o Código Tributário Nacional - CTN, Lei 5.172/1966).

Contudo, veja o que diz o art. 137 desta lei:
SEÇÃO IV

Responsabilidade por Infrações

Art. 137. A responsabilidade é pessoal ao agente:
I - quanto às infrações conceituadas por lei como crimes ou contravenções, SALVO quando praticadas no exercício regular de administração, mandato, função, CARGO OU EMPREGO, ou no cumprimento de ordem expressa emitida por quem de direito;

Restou alguma dúvida a respeito da responsabilidade da sonegação? Se diferente fosse, todos os patrões iriam alegar que seu funcionário é que induziu ele a sonegar. Seria muito fácil para os patrões.

Faça ressalvas aos dizeres do Sr. Marcelo, com todo o respeito, na qual ele fala "a lei prevê formação de quadrilha". Formação de quadrilha só se caracteriza se tivermos MAIS de 3 pessoas unidas para praticar MAIS de 1 crime tipificado em lei. Se a construção do programa para sonegação é feita por você e pelo seu patrão, somente, nunca se caracterizará formação de quadrilha, mesmo se você for sócio do seu atual patrão (vide art. 288 do Código Penal Brasileiro, Decreto-Lei 2.848 de 1940).

Finalizando, gostaria de dizer: relaxe. Se tiver um bom emprego, um bom salário, continue, faça tudo que seu patrão pedir e seja feliz. Você só está cumprindo ordens.

Tudo isso que citei vale porque você é funcionário, celetista, com carteira assinada. Um profissional autônomo viverá uma situação completamente diferente da sua. Considere-se um privilegiado.

Atenciosamente,

Edilson A. B. Ferreira
E-mail: edilson em bavs.com.br

BAVS - Internet Inteligente