[firebase-br] permissoes de acesso sobre um banco de dados

Claudio Junior csjunior em gmail.com
Qui Out 6 12:23:58 -03 2005

Ola Leandro

Sim, o que foi feito é mais ou menos isto. Hoje, quando crio um banco de
dados novo, eu crio primeiro o usuario/senha, e depois com este usuario e
esenha eu crio o novo banco de dados e tambem as tabelas.
Segue os comandos que eu utilizo:

# /opt/firebird/bin/gsec -user sysdba -password nononono
GSEC> add csjunior -pw nononono
GSEC> quit
# /opt/firebird/bin/isql -u csjunior -pass nononono
Use CONNECT or CREATE DATABASE to specify a database
SQL> create database 'localhost:/home/data/csjunior.gdb' user 'csjunior'
password 'nononono' default character set ISO8859_1;
SQL> quit;
#

Note que estou usando sempre os comandos no modo texto direto no console.
Estou baixando os executaveis sugeridos (modo grafico) para trabalhar com as
permicões, mas gostaria de fazer no modo texto as alterações no banco de
dados.

Se eu seguir o exemplo acima, funciona legal, sendo que passo para o cliente
somente o banco de dados, host e o usuario/senha que ele deve utilizar. Ja
fiz testes, e ele nao consegue conectar no banco de dados que nao seja dele,
e isto garante a segurança.

O meu problema esta em quando eu crio um banco de dados com o usuario
SYSDBA, como eu faria para migrar deste usuario para um usuario que eu possa
passar para o cliente?

agradeço a atenção e desculpe pelo incomodo.

Claudio Jr.

--
Claudio da Silva Junior
csjunior at gmail dot com