[firebase-br] permissoes de acesso sobre um banco de dados

Leandro Carbonera leacarbonera2 em yahoo.com.br
Qua Out 5 11:40:02 -03 2005

No site da Firebase tem um programa que trata isso e tambem um artigo que
explica todas as tabelas de sistema (ISC4.gdb) de um banco
interbase/firebird. De uma olhada neste artigo que é bem interessante e deve
ter o que voce necessita.....

----- Original Message -----
From: "Claudio Junior" <csjunior em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Wednesday, October 05, 2005 10:39 AM
Subject: [firebase-br] permissoes de acesso sobre um banco de dados

Senhores

Sou novo na lista, mas utilizo firebird com php e delphi ja faz algum tempo.
Agora me veio um problema que antes nao tinha acontecido.

Tinhamos uma base de dados rodando em uma maquina dedicada, sendo que o
programador criou a base de dados e as tabelas utilizando o usaurios SYSDBA.
Agora estamos migrando estas bases de dados para uma maquina sendo que que
gostariamos que os uaurios utilizassem um usuario para a base de dados,
supomos que a base de dados seja estoque.gdb entao o usuario seria estoque.
Quero dar todas as permissoes para este usuario dentro desta base de dados e
somente nela.

Fazendo testes, simplesmente derubamos o banco, e copiamos o arquivo gdb que
funcionou legal. So que a parte de usaurios nao esta ok. Resolvemos gerar um
backup atraves do utilitario gbak e restaurar forcando ele a utiliar o
usaurio restrito para base, mas parece que as tabelas são mantidas com o
sysdba.

Tem como alterar o proprietario do banco de dados, e tambem alterar o
proprietario das tabelas? Nao quero simplesmente dar um grant, pois acho
isto meio que errado, e vai ficar sempre dependendo o SYSDBA para isto. A
ideia é que o proprietario para a base de dados faça isto.

Agradeço a atenção

Claudio Jr.

--
Claudio da Silva Junior