[firebase-br] LockMemSize

Jorge Henrique - Depto TI jorgehenrique em americamoveis.com
Seg Out 3 19:14:45 -03 2005

Boa noite galera...

Fuçando algumas coisas aqui em busca de uma solução para as "quedas" ou "resets" ou seja lá o que for, do FB, testei o parametro LockMenSize do arquivo firebird.conf.

Meu servidor, entre outras palavras, é uma m****...

Utilizo Linux Fedora Core 2 com Kernel 2.6 e a versão do meu Firebird é 1.5.3.4842 NPTL.

# ----------------------------
# Locking and shared memory parameters
#
# Bytes of shared memory allocated for lock manager.
# In Classic mode, the size given is used for the initial allocation. The
# table expands dynamically up to the limit of memory. In SuperServer, the
# initial size is also the final size.
# Default is 96K on Linux and Solaris, 256K on Windows.
#
# Type: integer
#
#LockMemSize = 262144

O que aconteceu foi que, quando ativei o referido parametro e restartei o servidor, notei significativo aumento na performance do mesmo, haja visto que, como explanado, no Linux o default é 96K e eu passei para 256K (como no windows).

O que quero saber é: Se o que percebi é mesmo verídico, o que isso pode provocar (em relação aos meus bancos de dados - corrupção, entre outras moléstias) e se as referidas quedas irão diminuir ou, preferencialmente, acabar.

Detalhe: os mesmos bancos em servidores Windows não caem, pelo menos, nunca vi!

[ ]´s

Jorge Henrique