[firebase-br] char(13)

Otto ottofuch em terra.com.br
Seg Out 3 15:54:30 -03 2005

De uma resposta do dia 1. de outubro de 2005:
O Firebird Book (página 162) sob o título (tudo que segue é tradução livre)
Caracteres de Escape"
"Como regra geral, o Firebird não inclui caracteres de escape como um meio
de incluir códigos não imprimíveis ou sequências em campos de caracteres. A
única exceção é a dobradinha (doubling) dos caractere de apóstrofo (ASCII
39) para permitir o mesmo ser incluido como caractere armazenado e evitar
que seja interpretado como o delimitador de fim de uma string:
SET HOSTELRY = '0''Flaherty''s Pub'

É possível de armazenar  caracteres não-imprimíveis em strings. A UDF
AsciiChar(asciivalue) na ib_udflibrary pode ser declarada para habilitar
estes caracteres ou sequências a serem passados para uma string. A
declaração seguinte faz o output (outputs) de um conjunto de campos de
texto -- para um arquivo externo por exemplo -- com um retorno de carro
(carriage return) e um avanço de linha (line-feed) na última linha:

INSERT INTO EXTFILE(DATA1, DATA2, DATA3, CRLF)
VALUES('String1', 'String2', 'String3', Ascii_Char(13)||AsciiChar(10));
Como usar esta UDF será necessária a ajuda de algum colega, pois apenas
transcreví, traduzindo, um trecho do Firebird Book. Quanto às UDF, faltei a
esta aula {:-)

Não sei sei se o tipo de Blob que você está usando exige esses cuidados, uma
vez que se rege por regras próprias.
E principalmente, se o conteúdo for do tipo binário. Caso a pesquisar.
[]'s
Otto