RES: RES: [firebase-br] Erro ao tentar conectar no servidor Linux

Agostinho Francisco Barbosa agostinho em liws.com.br
Qua Nov 23 19:36:56 -03 2005

Adelson, boa noite, aqui vai algumas dicas, se precisar de mais pode me
chamar que tento te ajudar

1)quando vc instala o firebird no linux ele automaticamente cria um
usuario firebird e um grupo de trabalho no linux como firebird, e todo o
processo é feito usando esse usuario.

2) depois de instalado, o firebird fica com a senha do SYSDBA que ele
mesmo cria, não é o masterkey que costumamos usar.

3) va em /opt/firebird
   nesse diretorio tem um arquivo com a senha que foi criado pelo
firebird, anote ela.

4) va em /opt/firebird/bin
    nesse diretorio tem um scrit que deve ser rodado para mudar a senha
do usuario SYSDBA, senao me engano é CHANGEDpassword, algo assim, e
escrito desse jeito mesmo uma parte em maiuscula e outra em minusculo,
mas tudo junto, ache esse scprit dando 'ls -l' no diretorio.

para executar ele faça assim   ./CHANGEDpassword

ele vai te pedir a senha atual do SYSDBA e depois vai te pedir a senha
nova, dai vc informa a que quizer.
quando sair a senha ja ira ser a nova que vc colocou.

a porta padrao do firebird no linux é a 3050, igual ao windows, o
programa de instalaçao ja instala ele automatico.
verifique se o serviço do firebird esta startado no seu linux, isso ja é
o suficiente para vc ter acesso ao banco de dados atraves do ibexpert ou
do ibconsole.

caso nao consiga pode ser porque o serviço nao foi startado, para saber
execute o seguinte comando no prompt do linux

serviced firebird status

ele deve retornar  RUNNING ou RODANDO....

caso nao esteja execute esse comand
  service firebird start.

existe como fazer o serviço iniciar automaticamente, mas isso depende do
linux instalado, se me passar qual é o seu eu te passo os passos de como
fazer isso de forma automatica.

espero ter ajudado

Agostinho
agostinhofb em hotmail.com