[firebase-br] Dividir base de dados

RedDevil reddevil em reddevil.eti.br
Ter Nov 22 23:10:42 -03 2005

ola Denis,

Post By Denis Rocha:
>[cut]
> O que eu queria era já criar por exemplo uma base de dados com um nome
> "base.gdb". Quando essa base atingir um valor de 10 MB ele criar o arquivo
> "base1.gdb" e assim por diante. Sem eu ter que fazer isso meio que manual.

conforme eu ja escrevi, eu nunca usei esse recurso na pratica, mas pelo
que ja foi postado aqui na lista, a coisa funciona mesmo dessa forma que
voce quer...

voce usa o comando "alter database" segundo consta no artigo, e ao fazer
o backup/restore na tua "base.gdb", se o teu banco ja atingiu o tamanho
para ser criada apenas a "base1.gdb", ela sera criada, e a "base2.gdb",
"base3.gdb", etc e talz, ficam "engatilhadas" para serem criadas quando
o banco atingir o limite que voce definiu...

ou entao, mesmo que, ao fazer o backup/restore, ja sejam criadas as
"base1.gdb" "base2.gdb", "base3.gdb", etc e talz, o Firebird somente vai
começar a usar esses "arquivos", a gravar neles, somente quando o teu
banco atingir o tamanho especificado quando da execuçao do comando
"alter database"...

na minha modesta opiniao, independentemente do que ja foi postado aqui
na lista, com base nos testes que eu fiz, eu acredito que a historia
funcione mesmo eh dessa segunda maneira, ou seja, durante o
backup/restore ja eh feito o "particionamento" do banco de dados, mas
esses "pedaços" do teu banco somente vao ser usados a medida que o teu
banco de dados for crescendo e atingindo os limites que voce especificou
quando executou o comando "alter database", ou seja quando o teu banco
de dados original, o chamado "base.gdb", atingir o tamanho que voce
definiu para que entre na roda o arquivo "base1.gdb", o Firebird
começara a gravar somente no "base1.gdb", e o arquivo "base.gdb" vai
parar de aumentar de tamanho... e o mesmo vai acontecer quando o arquivo
"base1.gdb" atingir o tamanho definido para que o arquivo chamado
"base2.gdb" entre na roda, e assim por diante...

[]s
força sempre!!!
ate +++

--
Luiz "RedDevil" Stefanski - Linux User #399026
http://www.RedDevil.eti.br - Delphi 4 Powered by IBObjects