Re: [firebase-br] ATENÇÃO - Threads e Multi-Processadores com FireBird!!! ( Versus Interbase 7.5.1 )

Fortes Marcelo marcelosoftware em yahoo.com.br
Qui Nov 3 17:46:33 -03 2005

  Olá Fabrício(e lista) estava dando uma lida em
menssagens antigas postadas na lista que não havia
lido anteriormente, li a sua e vi que ninguém deu uma
resposta satisfatória a respeito.

  Muita gente olha com olho atravessado para a Borland
e o InterBase e cria flames desnecessários com a
típica paixão de torcedor de futebol que é afccionado
por um time defendendo o Firebird da "Ameassadora"
Borland.

  A maioria dos usuários não tem idéia ou não sabe
difernciar o que é uma licença "OpenSource" de uma
licença "FreeSoftware" e a maioria confunde "Free"
como sendo "grátis". Na verdade, quer dizer "livre" no
sentido de liberdade. Tanto que pode ser obtido sem
nenhum ônus porém pode ser cobrado ou seja o produto
pode ser FreeSoftware e ser cobrado para mante-lo ou
desenvolve-lo ou vender cópias por exemplo. O Richard
Stallman até hoje ganha dinheiro vendendo cópias do
GCC e do Emacs e eles são softwares livres.

  Quando a Borland lançou a versão 6.0 do
InterBase(que muita gente mete o pau mas ignoram que
era uma versão beta do produto), como software de
código aberto lançou sob uma versão de uma licença
variante da MPL (Mozilla Public Licence). Esta é uma
licença do tipo "OpenSource" do tipo pública, que, se
lerem com atenção não diz ou deixa implícito em nenhum
momento que a Borland não pudesse fechar seu produto
ou o resultado de trabalho de terceiros do mesmo, no
futuro.
  As pessoas se irritam e xingam a companhia, alguns
até chamam ela de BoR$land mas não se dão conta que a
Borland não fez nada de ilegal e que ela é uma empresa
capitalista e precisa de dinheiro para se manter e
manter os seus funcionários.
 Outra ponto fundamental também, é que a licença com o
qual o Firebird e distribuído que também é uma varição
da MPL é do tipo OpenSource, ou seja, não se preocupa
com a liberdade dos fontes; Significa dizer que se
Bill Gates, ou eu, ou qualquer outro, pode pegar o
Firebird compilar ele lançar com outro nome, vender, e
fechar o código e acabou. Diferente de uma licença
como a GPL que não deixa que esse tipo de situação
aconteça em "termos" por que se a Microsoft pode pegar
o kernel Linux empacotar ele e vender sem dar nenhuma
satisfação para o Linus e Cia. Porém tudo que ela
mudasse no sistema teria por obrigação de mostrar ao
público isto é uma licença "FreeSoftware"! Diferente
de uma Licença MPL na qual o Firebird se Baseia que é
fraca em sentido de "liberdade". Então se a Borland
pegar algum código do Firebird ou não, a licença
permite.
   Outro aspecto é que muito que existe no Firebird e
no InterBase não é simplesmente mera cópia no meu
ponto de vista, o que se tem evidência é que foram
arquitetados entre os engenheiros da Borland e o
pessoal que teve contato com os fontes do IB na época
coisas como CASE, COALESCE e NullIF eram planos da
Borland em 2000, 2001 e se vocês verem no release
notes do Firebird 1.0.x e do InterBase 6.5 existem
poucas diferenças há muitas similaridades mas até
então eram funcionalidades que ambos os lados tinham
como consenço e como se iria implementar.

Outro ponto que evidencia isso que não é mera cópia é
que a Borland não corrigiu aqueles bugs mais obscuros
que dificilmente podem acontecer tipo, se você criar
uma view com qualquer nome tipo: CREATE VIEW MY_VIEW
e se escrever DROP TABLE MY_VIEW o InterBase vai
apagar a view na maior, vai tratar ele como se fosse
uma tabela !!! Esse Bug existe até hoje no InterBase
7.5.1 !!!

Outra coisa gente é qeu se não fosse o Borland ter
liberado o código em 2000 não existiria Firebird
simplesmente !!! então é melhor sopesar muito as
coisas antes de falar. Também não podemos menosprezar
os caras que desenvolvem o InterBase gente como:

Sriram Balasubramanian, Charles W. Caro, Aaron
Ruddick,
Robert Schieck, Shaunak Mistry, Sudesh Shetty, Ted
Shelton, Jeff Overcash todos pesos pesados
programadores do InterBase que trabalham na Borland.

Eu pessoalmte acho que houveram erros de ambos os
lados tanto do pessoal da Borland quanto o pessoal
aberto e da IBPhoenix, a Borland poderia ter se dado
melhor talvez se tivesse tomado uma postura como da
MySQL AB, mas não sei se a quantidade de receita seria
igual afinal cada companhia é uma companhia distinta e
com suas políticas. Outro ponto e que dizem muitos
clientes da Borland pressionaram a mesma para que
mantessem o IB fechado.

Para fechar o assunto se a Borland copia ou não, não
está fazendo nada de ilegal, ela até fez muito
liberanmdo o seu banco o que deu origem ao Firebird
hoje e ela não ganha nadinha por isso. O InterBase
hoje é um produto mais maduro, estável indicado para
ambiente "Interprise" inclusive de grande porte não
vejo ele mais como um banco médio/pequeno como
SQLBase, PervasiveSQL, DataTrieve e correlatos acho
ele uma excelente alternativa ao SQL-Server e em
muitos tópicos até suplanta este. A tendência é que os
dois se tornem cada vez mais diferentes entre si. o
código de ambos é altamente complexo não é só
copiar/colar o Fireird está aí e vai ganhar muito
espaço no meio corparativo na versão 3.0 quando for
que é quando ele vai ser 64 bits e tiver suporte para
multiplus processadores.

Longa vida pro InterBase longa vida pro Firebird.

Marcelo Fortes.

Instale o discador agora!
http://br.acesso.yahoo.com/